Notícias
Notícias
Presidente do Inep fala sobre Educação Superior em seminário do BID
Especialistas de vários países discutem expansão desse nível de ensino
, em FortalezaA presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC), Maria Helena Guimarães de Castro, participou, no dia 8 de março, do seminário Educação Superior e Ciência e Tecnologia na América Latina e no Caribe: respostas à expansão e à diversificação. Organizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o evento foi realizado no Centro de Convenções de Fortaleza (CE) e teve a presença de especialistas de vários países.
No encontro foi discutida a implementação de sistemas de avaliação para melhoria da qualidade na Educação Superior, frente ao crescimento e a diversificação desse nível de ensino. Na palestra, Maria Helena destacou o papel do Exame Nacional de Cursos, o Provão, e da Avaliação das Condições de Oferta.
Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior O Ministério da Educação organizou, nos últimos sete anos, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, formado pelo Provão e pela Avaliação das Condições de Oferta. Antes disso, na graduação, as instituições, universitárias ou não, praticamente submetiam-se a um controle meramente cartorial, afirma Maria Helena.
Provão Iniciado em 1996, o Provão abrangeu no seu primeiro ano três áreas: Engenharia Civil, Direito e Administração. Em 2001 o Exame foi aplicado a 271 mil alunos de 3.701 cursos de 20 áreas da graduação, alcançando cerca de 80% dos graduandos no País. O Provão, além de um referencial de qualidade para a sociedade, tornou-se um exemplo de avaliação que tem despertado a atenção de outros países, explica Maria Helena.
Já a avaliação das condições de oferta, realizada regularmente desde 1998, é uma verificação, in loco, feita por especialistas, que avalia os cursos sob três aspectos básicos: a qualificação do corpo docente, a organização didático-pedagógica e a infra-estrutura. Desde o seu início, em 1998, 2.692 foram submetidos à verificação realizada pelo Ministério da Educação.
Programação
Seminário: Educação Superior e Ciência e Tecnologia na América Latina e no Caribe: respostas à expansão e à diversificação
Local: Centro de Convenções de Fortaleza
Data: 8 de março
Horário: 14h às 15h45
Painel III : Sistemas emergentes de avaliação e credenciamento como resposta à expansão de instituições e programas
-
O caso do Brasil. Maria Helena Guimarães de Castro, presidente do Inep/Ministério da Educação do Brasil.
-
O caso de El Salvador. Andrés Bernasconi, Universidade Andrés Bello, Chile.
-
Sistemas de avaliação e credenciamento para Educação Superior baseada na Internet. Errol Miller, diretor do Instituto de Educação da Universidade das Índias Ocidentais, Jamaica.
Comentarista
Andrés Delich, ex-ministro da Educação, Argentina.
Moderador
Francisco César de Sá Barreto, secretário de Ensino Superior - Ministério da Educação do Brasil.