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Perfil do Provão revela geração mais escolarizada
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Pais da maioria dos estudantes que participaram do exame em 2001 têm, no máximo, o ensino fundamental; levantamento mostra aumento de utilização da Internet
De cada cem estudantes que concluíram o curso de graduação no ano passado, 53 têm pais que, no máximo, conseguiram terminar o ensino fundamental. Os dados, levantados a partir do questionário-pesquisa respondido pelos alunos que participaram do Exame Nacional de Cursos, o Provão 2001, indicam que as novas gerações estão atingindo níveis de escolarização bem acima dos alcançados pelos seus pais.
De acordo com o levantamento, 35% dos alunos são filhos de pais que têm o ensino fundamental incompleto. Outros 13% afirmaram que seus pais terminaram esse nível de escolarização e 5% informaram que eles não possuem nenhum grau de escolaridade. A pesquisa também mostra que os pais de 47% dos participantes têm no mínimo o ensino médio completo.
Nos cursos de Pedagogia foi identificado o maior índice de alunos cujos pais têm no máximo o ensino fundamental completo. Com esse grau de escolarização encontram-se os pais de 77% dos estudantes dessa área. Taxas semelhantes também foram verificadas nos cursos de Letras e Matemática.
Por outro lado, em Medicina está o mais elevado índice de alunos com pais que já concluíram a graduação. Entre os alunos desse curso, 63% declararam que seus pais fizeram o curso superior. Em Odontologia, 55% fizeram a mesma afirmação.
Nas outras 18 áreas avaliadas pelo Provão, a maioria dos pais dos estudantes tem, no máximo, o ensino médio completo. No conjunto dos cursos, 27% dos alunos informaram que seus pais possuem formação superior.
Professores buscam qualificação no ensino superior
Cerca de um quinto dos formandos que participaram do Provão 2001 cursaram o magistério durante o ensino médio. Os dados indicam que existe uma grande procura pelos cursos de graduação por parte dos professores, que buscam melhorar a sua formação.
Em todas as áreas avaliadas, principalmente naquelas voltadas para a licenciatura, há estudantes que fizeram o curso de formação de professores para lecionar nas séries iniciais do ensino fundamental. Em Pedagogia e Letras, 64% e 45%, respectivamente, dos formandos declararam ter realizado o magistério.
Mas a maioria dos estudantes que responderam ao questionário-pesquisa (55%) fez o ensino médio regular, com destaque para os formandos das áreas de Saúde. Outros 19% concluíram o curso técnico, principalmente os alunos das áreas das Ciências Exatas. Cursaram o supletivo 3,5% dos participantes do Provão.
Cresce uso da Internet como meio de atualização
Apesar de representar uma pequena fatia em relação aos demais veículos de comunicação, a Internet ganha cada vez mais espaço entre os estudantes. De acordo com o questionário-pesquisa do Provão do ano passado, 11% dos formandos declararam que a Internet é o meio mais usado para se manter atualizado. Em 2000, o mesmo foi respondido por 9%.
A utilização da Internet é maior na Engenharia Elétrica, chegando a 30% o índice de alunos que usam esse meio para se atualizar sobre os acontecimentos do mundo contemporâneo. Em 2000, esse índice era de 23%.
Em todas a áreas avaliados nas duas últimas edições do Provão constatou-se um aumento da utilização da Internet. Em Economia, subiu de 12% para 18%, em Jornalismo, de 15% para 19% e, em Administração, de 14% para 18%.
Ao mesmo tempo, a pesquisa verificou uma redução na utilização dos jornais e revista e aumento da TV como meio de informação. No caso dos jornais, o índice de estudantes que afirmaram utilizar esse veículo caiu de 21% para 17%. Já a leitura de revistas teve queda de 13% para 11%. A preferência dos formandos pela TV passou de 52% para 56% e o rádio ficou com o mesmo índice em 2000 e 2001: 3,9%
Escolas públicas colocam mais alunos na graduação
Cerca de 45% dos estudantes que concluíram a graduação no ano passado cursaram todo ou grande parte do ensino médio em escolas públicas e cerca de 39% em escolas privadas. Nas áreas voltadas para a formação de professores, como Pedagogia, Letras, Matemática, Biologia, Física e Química há uma significativa presença de alunos que estudaram no sistema público antes de ingressar no ensino superior. Já os formandos das áreas de Saúde e Exatas fizeram, em sua maioria, o ensino médio em escolas privadas.
Os dados do questionário-pesquisa mostram situação semelhante no aspecto financeiro. Enquanto nas áreas de Saúde há um maior percentual de participantes com nível econômico elevado, nos cursos voltados para a formação de professores predomina a presença de alunos nas faixas de renda mais baixas.
De acordo com o levantamento, 35% dos alunos de Medicina têm renda familiar de R$ 3.601 a R$ 9 mil, faixa que concentra 18% do conjunto de formandos que fizeram o Provão 2001. Em Matemática, 54,3% dos participantes vivem em famílias com rendimento de R$ 541,00 a R$ 1.800,00. Nessa faixa de renda estão 38% do total de estudantes que participaram do exame, sendo a parcela mais significativa. Na escala de R$ 1.801,00 a R$ 3.600,00 estão 28% dos participantes.
Assessoria de Comunicação do Inep