Notícias
Notícias
Municípios terão mais tempo para preencher Levantamento do transporte escolar
Por razões técnicas relacionadas ao grande número de acessos nos site do Inep e do FNDE, cerca de 300 municípios aptos a responder os dados do 1º Levantamento Nacional do Transporte Escolar ainda não o fizeram. Por este motivo, o formulário continuará disponível para preenchimento sem data limite por quantos dias persistirem as dificuldades de acesso. A decisão foi tomada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC), gestor do programa, e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC), responsável pelo levantamento.
Todos os municípios brasileiros já receberam a cartilha com informações sobre o Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate). Além do levantamento do transporte, publicação contém ainda um formulário de prestação de contas, que deve ser entregue no próximo ano.
Os municípios que não responderem o questionário terão a verba do Pnate retida até que atualizem as informações. Este ano o programa fará o repasse de R$ 265 milhões aos municípios para custear as despesas de transporte escolar de estudantes do ensino fundamental público residentes em área rural. O repasse é de R$ 80 por aluno/ano, divididos em nove parcelas mensais, entre os meses de abril e dezembro.
Dos 5.561 municípios brasileiros, até agora, 2.680 efetuaram de fato a pesquisa. Entre os dados solicitados estão o número de alunos transportados, o tipo de transporte utilizado, as condições da frota e os custos operacionais mensais da escola com transporte.
Relatório - Para responder, os municípios podem enviar o documento pelos Correios ou responder diretamente pela internet, por meio do banner disponível nos sites do Inep e do FNDE.
As prefeituras sem acesso à internet devem enviar o formulário para CGSUT FNDE, Setor Bancário Sul, quadra 2, bloco F, Edifício Áurea, sobreloja. CEP: 70070-929, Brasília, DF.
Assessoria de Imprensa do Inep: (61) 2104-8023 / 8037 / 9563