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MEC lança Sistema de Mapeamento de Iniciativas de Alfabetização
Foi lançado hoje, 16/03, o Sistema de Mapeamento de Iniciativas de Alfabetização de Jovens e Adultos (www.inep.gov.br/mapaalfa). O sistema é resultado de uma ação do Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A ação também conta com o apoio do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed), um parceiro importante devido ao caráter federativo da política educacional no Brasil, uma vez que o Governo Federal, os Estados e os municípios dividem responsabilidades e, no caso do mapeamento das iniciativas de alfabetização, as Secretarias Estaduais de Educação contribuem com a infra-estrutura e a logística necessárias para que os agentes de coleta atuem em âmbito estadual. A finalidade do Mapeamento é identificar e cadastrar, em cada Unidade da Federação e no Distrito Federal, programas e projetos desenvolvidos por entidades/órgãos governamentais e não-governamentais, voltados à alfabetização de jovens e adultos.
Com o Mapeamento, o MEC pretende conhecer em maior profundidade as instituições envolvidas na alfabetização de jovens e adultos, de forma a subsidiar os órgãos públicos responsáveis pelas políticas educacionais junto a esse público. A partir das informações obtidas, será possível definir ou adequar, nos três níveis de governo, políticas que busquem assegurar oferta educacional com qualidade social. Na primeira fase do Mapeamento, que começou em março e terminará em abril, serão cadastradas as informações referentes às ações desenvolvidas no ano de 2004, mediante um questionário que deve ser preenchido pelos representantes de órgãos e entidades que financiaram ou executaram programas e projetos de alfabetização de jovens e adultos. As instituições podem procurar a Secretaria de Educação de seu Estado ou se cadastrar diretamente pela Internet. A segunda fase, que deve ter início em seguida, pretende mapear e compreender como funcionam as turmas de alfabetização por meio de um questionário que será aplicado aos representantes das unidades executoras da ação de alfabetização em cada Município. O resultado do levantamento deverá ser divulgado no segundo semestre de 2005.
Alguns desses órgãos e entidades são, por exemplo: Secretarias Municipais e Estaduais de Educação e de outras áreas envolvidas; empresas públicas e privadas; sindicatos e centrais de trabalhadores; cooperativas, associações comerciais ou industriais, federações e representações patronais; movimentos sociais; instituições de ensino religiosas; fundações e autarquias, dentre outras.
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