Notícias
Notícias
Leitura da Carta de Brasília encerra Encontro Nacional de GestoresAssessoria de Im
Após três dias de discussão sobre as diretrizes do Programa Escola de Gestores da Educação Básica, que irá qualificar diretores de escolas de ensino fundamental e médio da rede pública, na área de gestão escolar, 51 gestores educacionais e 23 representantes de secretarias estaduais de educação encaminharam propostas ao MEC para contribuir com sua formação profissional e com a melhoria da educação básica no Brasil.
As propostas estão contidas na "Carta de Brasília", lida por Liza Scholze, coordenadora do programa. A apresentação foi feita durante audiência entre o ministro da Educação, Tarso Genro, e os educadores, na manhã de hoje no auditório da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) em Brasília.
No texto da carta, os diretores pediram que não faltasse, durante a execução do programa, total sintonia entre o programa e a realidade nacional da educação básica, além da criação de mecanismos que assegurassem investimentos nas atividades programadas.
"Não existe escola de qualidade, sem uma direção competente", declarou o presidente do Inep, Eliezer Pacheco, presente no evento, ressaltando que a participação dos pais dos alunos no processo educacional, além de professores que se sentem estimulados, são indicadores capazes de modificar a qualidade e aprendizagem na educação.
Fortalecimento – Para que se estabeleça uma política de formação continuada de gestores escolares, os educadores defendem que o programa fosse fortalecido pela articulação das políticas educacionais às políticas sociais; democratização das relações escolares e ações que promovessem a autonomia; construção coletiva do projeto pedagógico; formação e valorização do profissional; organização e legislação do sistema educacional; financiamento e gestão dos recursos financeiros da escola; relação entre escola, conselhos de educação e conselhos sociais; participação coletiva nos processos decisórios da escola; utilização das tecnologias da informação; ética e cidadania; e responsabilidade do Estado em garantir condições físicas, pedagógicas, materiais e tecnológicas das escolas.
Os diretores que participaram do encontro - promovido pelo Inep, em parceria com secretarias do MEC e outras instituições - foram indicados pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e União Nacional dos Dirigentes de Instituições Municipais de Educação (Undime).
No final da manhã de hoje, os gestores conheceram o ambiente virtual e-ProInfo, da Secretaria de Educação a Distância do MEC (Seed/MEC), que será utilizado na capacitação dos diretores. A primeira etapa do Programa começa no primeiro semestre de 2005 com 160 diretores do Ceará, Espírito Santo, São Paulo e Rio Grande do Sul.