Notícias
Notícias
Inovação Estatística Dois programas do Inep estão entre finalistas
Dos cinco programas brasileiros finalistas do Prêmio Regional de Integração Estatística, dois são do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). O anúncio dos finalistas foi feito hoje pelo Banco Mundial, instituição que concede o prêmio, o primeiro do gênero no mundo inteiro.
O prêmio reconhece a importância da estatística para o desenvolvimento e promove a inovação nessa área, visando também atribuir um aspecto mais prático a um assunto que é freqüentemente considerado como bastante técnico.
"O Prêmio de Inovação Estatística tem como objetivo acentuar o impacto que os dados exercem sobre as decisões tomadas todos os dias pelos governos e outras partes interessadas nos níveis nacional e regional", afirmou Marcelo Giugale, Diretor do Departamento de Redução da Pobreza e Gestão Econômica da Região da América Latina e do Caribe, do Banco Mundial. "As estatísticas possibilitam aos formuladores de políticas obterem as informações certas e tomar decisões adequadas sobre a maneira de tratar uma ampla gama de questões que são muito importantes para a vida das pessoas comuns, como emprego, educação, assistência de saúde e acesso à água potável."
O concurso, lançado em junho de 2007, despertou grande interesse na América Latina e Caribe, o que resultou em mais de 150 inscrições de 20 países em três categorias (censos, pesquisas e registros administrativos). Todas as propostas recebidas foram avaliadas por um grupo de especialistas do Fundo Monetário Internacional (FMI), da Organização Panamericana de Saúde (OPS), do Departamento de Estatísticas das Comunidades Européias (Eurostat), do Censo dos Estados Unidos, do Instituto Nacional de Estatísticas (INE) da Espanha e do Banco Mundial, que selecionaram os programas mais inovadores na região.
Os 31 finalistas escolhidos representam a diversidade temática encontrada na região, que abrange desde estatísticas sociais e econômicas até infra-estruturais. Entre as instituições selecionadas, estão órgãos nacionais de estatística, departamentos de estatística de ministérios setoriais e de governos subnacionais, organizações não-governamentais (ongs), universidades e entidades do setor privado. Os finalistas do Brasil são:
Sistema Integrado de Informações Educacionais (SIEd) |
INEP
|
Pesquisa de Assistência Médico - Sanitária |
IBGE
|
Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento- SNIS |
PMSS
|
BASis - Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior |
INEP
|
Pesquisa de Informações Básicas Municipais |
IBGE
|
Os vencedores serão anunciados em uma Cerimônia de Premiação que terá lugar no dia 10 de abril de 2008, acompanhada de um seminário que será oferecido aos finalistas, em Washington D.C. Como melhores práticas em seu setor, as iniciativas vencedoras terão ampla divulgação internacional pelo Banco Mundial.
Para obter mais informações sobre o Prêmio, visite: www.bancomundial.org/lacestadisticas.
Assessoria de Imprensa do Inep