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Inep realiza seminários do Provão em agosto
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Eventos devem reunir 1,2 mil coordenadores de cursos.
Com o objetivo de analisar os resultados do Exame Nacional de Cursos, o Provão, e discutir o impacto da avaliação sobre a qualidade da Educação Superior do País, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC) realiza durante o mês de agosto cinco seminários do Provão. São esperados cerca de 1,2 mil coordenadores dos cursos de Administração, Agronomia, Direito, Física e Odontologia.
O primeiro evento, para a área de Física, será realizado na próxima quinta-feira, no auditório da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ). Na semana seguinte, no dia 9, haverá o seminário para os cursos de Direito, em Natal (RN). No dia 21, é a vez da participação dos coordenadores da área de Odontologia, em evento que acontece em Teresópolis (RJ).
O próximo, no dia 23, irá reunir os cursos de Administração no Rio de Janeiro. Na seqüência, os coordenadores de Agronomia, em Belo Horizonte, no dia 29. A programação dos seminários, intitulados Avaliação, Informação e Qualidade, está disponível na internet.
Desde 1999, foram realizados 33 seminários do Provão, que receberam cerca de 5,3 mil participantes. "Esse espaço de discussão tem sido um momento oportuno tanto para os responsáveis pela realização do Provão como para os coordenadores de cursos trocarem informações", argumenta o diretor de Estatística e Avaliação da Educação Superior do Inep, Tancredo Maia Filho. De acordo com o diretor, a realização do seminário pretende colher subsídios para aprimorar a sistemática de planejamento e execução da avaliação.
Durante os seminários, técnicos do Inep apresentam relatórios que mostram como é o processo de elaboração e correção da prova e divulgação dos resultados, a análise das questões da prova e o grau de dificuldade dos alunos ao responder o exame. Os documentos trazem também a impressão dos participantes sobre os seus cursos e a avaliação dos coordenadores de cursos sobre a prova.
"As informações podem contribuir com ações que visem a melhoria da qualidade dos cursos", explica Tancredo. A partir dos dados, segundo ele, é possível construir um diagnóstico e propor soluções de acordo com a realidade de cada instituição.
Assessoria de Comunicação do Inep