Notícias
Notícias
Inep lança Dicionário de Indicadores Educacionais
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) está lançando o Dicionário de Indicadores Educacionais, voltado para as secretarias municipais e estaduais de educação, pesquisadores e estudantes das áreas de formação de professores e gestão educacional.
A publicação reúne os principais indicadores utilizados na educação básica e superior com a sua fórmula de cálculo, fonte dos dados primários, periodicidade e orientação necessária para correta interpretação do indicador. O Dicionário também apresenta o nível de agregação, ou seja, qual a abrangência do indicador: se ele pode ser utilizado para a escola, município, Estado ou Brasil, assim como por localização (urbana e rural) ou dependência administrativa da instituição (pública e privada).
Um dos objetivos é tornar mais clara a compreensão, para os usuários, das informações educacionais, fazendo a diferenciação, por exemplo, entre repetência e reprovação, abandono e evasão. Outro objetivo é a uniformização dos indicadores. A publicação trabalha basicamente com informações produzidas pelo Inep e pelo IBGE, tanto para indicadores nacionais como para indicadores de comparação internacional.
Segundo Carlos Eduardo Moreno, coordenador do Sistema Integrado de Informações Educacionais do Inep, o Dicionário traz um conjunto de esclarecimentos metodológicos que dá mais transparência ao trabalho desenvolvido pelo Inep. Fizemos a publicação de tal forma que as pessoas pudessem recalcular as taxas por nós utilizadas. Queremos mostrar, também, as vantagens e restrições dos diversos indicadores para que eles possam ser utilizados adequadamente, afirma.
A publicação pode ser acessada pela Internet no endereço www.inep.gov.br/pesquisa/publicacoes/ultimas.htm e, solicitações, pelo endereço www.inep.gov.br/pesquisa/publicacoes/solicitacaoext/.
Assessoria de Imprensa do Inep: (61) 2104-8023 / 8037 / 9563