Notícias
Notícias
Inep faz parceria com Ministério da Educação Superior de Cuba
O presidente do Inep, Luiz Araújo, assinou uma declaração de intenção de cooperação técnica com o Ministério da Educação Superior (MES) de Cuba, durante missão oficial àquele país ocorrida na semana passada. A parceria estipula intercâmbio de pessoal técnico com o objetivo de trocar experiências nas seguintes áreas: capacitação pedagógica de professores universitários; sistemas de avaliação e creditação; avaliação da qualidade do ensino; modelos de formação de cursos universitários; indicadores e estatísticas educacionais; e divulgação e uso dos resultados das avaliações para a elaboração das políticas para a área.
Os representantes do Inep participaram de uma intensa programação que incluiu encontro com Fernando Vecino Alegret, ministro responsável pelo MES.
Cooperação deverá incluir educação básica
Como parte da missão a Cuba, também foi negociado com José Antonio Linares, reitor do Instituto Pedagógico Latino Americano e Caribenho (Iplac), um projeto de cooperação para a educação básica. O Iplac representa o Ministério da Educação Básica, uma vez que o modelo cubano baseia-se em ministérios distintos para a educação básica e superior.
De acordo com Luiz Araújo, o projeto entre o Inep e o Iplac deverá ter como foco os instrumentos de avaliação, a produção de indicadores educacionais e a formação inicial e continuada de professores.
Assessoria de Imprensa do Inep: (61) 410-8023 / 8037 / 9563