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Inep aprimora avaliação da Educação Superior e define Conceito Preliminar de Curso
Visita de avaliadores complementará o processo de avaliação, consolidando o conceito dos cursos em valores que expressarão o grau de qualidade de cada um
Para agregar ao processo de avaliação da Educação Superior critérios objetivos de qualidade e excelência dos cursos, o Inep criou um novo indicador. O Conceito Preliminar de Curso (CPC) vai de 1 a 5 e, como o próprio nome indica, é um indicador prévio da situação dos cursos de graduação no País. Para que os valores se consolidem, e representem efetivamente o que se espera de um curso em termos de qualidade e excelência, comissões de avaliadores farão visitas in loco para corroborar ou alterar o conceito obtido preliminarmente.
O Conceito Preliminar de Curso será divulgado anualmente, junto com os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, o Enade. Operacionalmente, cursos que obtiverem CPC 1 e 2 serão automaticamente incluídos no cronograma de visitas dos avaliadores do Inep. Os demais casos, ou seja, cursos com conceito igual ou maior que 3, podem optar por não receber a visita dos avaliadores e, assim, transformar o CPC em conceito permanente.
Avaliação e regulação
Consolidado o processo de avaliação conduzido pelo Inep, cursos com conceito 3 serão aqueles que atendem plenamente aos critérios de qualidade para funcionarem. Da mesma forma, cursos com conceito 5 serão cursos de excelência, devendo ser vistos como referência pelos demais. O conceito permanente servirá como referência para subsidiar o processo de regulação dos cursos de graduação no País.
Composição do CPC
O Conceito Preliminar de Curso é composto por diferentes variáveis, que traduzem resultados da avaliação de desempenho de estudantes, infra-estrutura e instalações, recursos didático-pedagógicos e corpo docente. As variáveis utilizadas em sua composição foram retiradas do Enade, incluindo o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) e o questionário socioeconômico – e do Cadastro de Docentes 2007. Os valores atribuídos a cada uma dessas variáveis estão explicitados no quadro abaixo:
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CONCEITO PRELIMINAR |
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Variáveis que o compõem |
Peso |
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Insumos (Cadastro Docente e questionário socioeconômico do Enade) |
30,0% |
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Enade |
40,0% |
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IDD |
30,0% |
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Detalhamento dos Insumos (30%) |
Distribuição dos Pesos |
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Questionário |
Infra-estrutura e instalações físicas - os equipamentos disponíveis são suficientes para o número de estudantes (aulas práticas) |
10,2% |
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Recursos didático-pedagógicos - os planos de ensino contêm todos os seguintes aspectos: objetivos; procedimentos de ensino e avaliação; conteúdos e bibliografia da disciplina. |
27,1% |
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Cadastro |
Corpo docente - percentual de professores (no mínimo) doutores no curso |
38,9% |
62,7% |
Corpo docente - percentual de professores que cumprem regime parcial ou integral (não horista) no curso |
23,8% |
Na próxima semana, serão divulgados os conceitos preliminares dos cursos que participaram do Enade 2007, que avaliou as áreas de Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Tecnologia em Radiologia, Tecnologia em Agroindústria, Terapia Ocupacional e Zootecnia.
Assessoria de Imprensa do Inep