Notícias
Notícias
Experiências pedagógicas bem-sucedidas serão premiadas
Docentes da rede pública, que desenvolvem experiências pedagógicas bem-sucedidas, criativas e inovadoras, têm até 30 de outubro para se inscrever na sétima edição do Prêmio Professores do Brasil. Organizado pelo Ministério da Educação (MEC) desde 2005, o concurso tem como principal objetivo reconhecer o mérito desses profissionais que contribuem de forma relevante para a qualidade da educação básica no País.
As inscrições devem ser feitas por meio do endereço eletrônico http://seb.ufrgs.br/ppb/. Na edição de 2012, mais de 2,6 mil iniciativas de todas as regiões do país foram cadastradas.
Em 2013, poderão ser inscritos projetos em oito categorias: educação infantil; anos iniciais do ensino fundamental; anos finais do ensino fundamental; ensino médio; educação integral e integrada; ciências para os anos iniciais; alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental, e educação digital articulada ao desenvolvimento do currículo.
O concurso premiará 40 experiências, sendo cinco por categoria (uma de cada região). Cada vencedor receberá R$ 5 mil e passagens para a cerimônia de premiação. Os vencedores também participarão dos programas Sala do Professor e Salto para o Futuro, produzidos pela TV Escola. Além disso, a melhor experiência em cada categoria receberá mais um prêmio de R$ 6 mil.
Segundo o Censo Escolar, havia 2.095.013 professores atuando na Educação Básica brasileira em 2012. Para Mônica Gardelli Franco, diretora de formulação de conteúdos educacionais da Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, muitos desses profissionais não acreditam que sua atividade docente mereça chegar a uma premiação ou deva ser compartilhada com os demais professores. "O prêmio dá oportunidade para que professores que tenham experiências exitosas possam apresentá-las", afirmou.
Assessoria de Comunicação Social do Inep