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Estudo avalia implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais nos cursos de saúde
Estudo avalia implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais nos cursos de saúde
Os ministérios da Educação e da Saúde lançaram, no dia 19, o resultado de um estudo sobre a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais nos cursos de graduação em enfermagem, medicina e odontologia. Clique aqui para fazer o download do documento.
O estudo, baseado na análise dos projetos pedagógicos dos cursos e nos relatórios das avaliações regulares realizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa em Educação Anísio Teixeira (Inep/MEC), busca, ao apresentar a real situação da aderência dos cursos aos pressupostos das Diretrizes, contribuir com o desenvolvimento de políticas de formação e inserção profissional no campo da saúde e, sobretudo, o fortalecimento da articulação dos cursos médicos com o SUS (Serviço Único de Saúde).
Ações anteriores desenvolvidas pelos dois ministérios já estimularam a implementação das DCN. Inicialmente, foi criado o Promed – Programa de Incentivo às Mudanças Curriculares para as Escolas Médicas, ampliado da área de medicina e englobando enfermagem e odontologia no Pró-Saúde, Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde.
Diretrizes - Com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), de dezembro de 1996, que assegura ao ensino superior maior flexibilidade na organização curricular dos cursos, a idéia de currículo mínimo de cada curso foi substituída por um novo instrumento: as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN).
As DCN têm, como linhas gerais, o estabelecimento do perfil profissional para cada área, o conjunto de competências e o rol de conteúdos que deverão ser ministrados. Além disso, as Diretrizes são referenciais para as avaliações dos cursos de graduação.
Assessoria de imprensa Inep/MEC: (61) 2104 8037 – 2104 9563 – 2104 8023