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Estudantes apontam melhorias na infra-estrutura dos cursos de Jornalismo
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De acordo com levantamento do Provão, que será apresentado durante seminário nesta sexta-feira, aumentou índice de satisfação com bibliotecas e laboratórios
O investimento na infra-estrutura é apontado como um dos principais aspectos de melhoria dos cursos de Jornalismo do País. Uma comparação dos levantamentos do Exame Nacional de Cursos, o Provão, mostra que o índice de alunos que consideram o acervo das bibliotecas atualizado ou medianamente atualizado passou de 48% para 59% de 1998 a 2001.
As respostas dos alunos ao questionário-pesquisa do Provão também sinalizam para uma melhoria dos laboratórios. Em 2001, 48% classificaram os equipamentos para as aulas práticas como atualizados e bem conservados. No ano anterior, esse índice foi de 41%. Essa questão não foi incluída nos exames de 1998 e 99. No ano passado, foram avaliados 113 cursos com a participação de 5,6 mil formandos. As informações constam em relatório da avaliação que será apresentado amanhã, 26, na terceira edição do Seminário do Provão de Jornalismo que acontece, a partir das 14h, em Porto Alegre (RS), no auditório da Pontifícia Universidade Católica (PUC/RS). Cerca de 120 coordenadores e professores participam do evento, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC), em parceria com a Comissão de Avaliação de Cursos, PUC/RS e Associação Brasileira de Escolas de Comunicação.
Na visão dos estudantes, a atuação do professor também melhorou nestes quatro anos de realização do Provão de Jornalismo. De 1998 a 2001, subiu de 55% para 67%, o índice de formandos que afirmaram que todos ou a maior parte dos professores apresentam domínio atualizado das disciplinas lecionadas.
Além da opinião dos estudantes, o relatório que será apresentado pelos técnicos do Inep detalha os resultados do Provão de 2001, com subsídios para interpretação do desempenho da área de jornalismo, análises das questões da prova, impressões dos formandos sobre o exame e avaliações feitas pelos coordenadores dos cursos.
De acordo com o diretor de Avaliação e Estatísticas da Educação Superior do Inep, Tancredo Maia Filho, a realização do seminário, que na série deste ano tem como tema Avaliação, Informação e Qualidade, pretende valorizar o coordenador de curso, como elemento fundamental na gestão do ensino de graduação, socializar as experiências dos coordenadores na gestão acadêmica e administrativa e colher subsídios para aprimorar a sistemática de planejamento e execução da avaliação.
Provão 2002 - A avaliação deste ano, que acontece no dia 9 de junho, deverá ter a participação de mais de sete mil formandos dos cursos de Jornalismo. Essa será a quinta vez que área é avaliada.
PROGRAMAÇÃO : SEMINÁRIO JORNALISMO
Auditório da PUC/RS - Porto Alegre
26 de abril
14:00: Abertura
Palestra: O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior Tancredo Maia Filho, diretor do INEP 10h30 Plenária Debates sobre conteúdos abordados na palestra
27 de abril
08:30: Palestras
Reflexão sobre o seminário de jornalismo realizado em 2001 em Campo Grande (MS) Nilson Lemos Lage Análise do desempenho dos graduandos
Luiz Custódio da Silva
10:00: Plenária
Debate sobre os conteúdos abordados nas palestas
14:00: Trabalho em grupo
16:30: Plenária
Assessoria de Comunicação do Inep