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ENC/Provão tem 92% de presença
Exame Nacional de Cursos
Mudanças no sistema de avaliação da educação superior, que inclui o ENC/Provão, estão sendo debatidas por uma comissão criada pelo Ministério da Educação
Relatório de presença por município | |
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O Exame Nacional de Cursos (ENC/Provão) teve um índice de presença de 92,4% dos inscritos, segundo levantamento preliminar (Ver quadro). Participaram da prova 435.810 alunos em 704 municípios de todo o País. Também responderam à prova 1.120 graduandos amparados por liminares da Justiça.
Em Londrina (PR), parte dos alunos presentes a um dos locais de prova não participou do ENC/Provão em função do atraso de um malote com os cadernos de questões. Segundo o coordenador do local de prova, os cadernos não foram entregues pela transportadora a tempo do início do exame. A coordenação decidiu fazer cópias das provas, mas os alunos optaram por não aguardar. Os graduandos que estiveram presentes ao local de prova terão registrado o comparecimento ao ENC/Provão para fins da emissão do diploma.
Comissão estuda mudanças na avaliação da educação superior
Nas próximas semanas, audiências públicas estarão sendo realizadas pela comissão nacional criada pelo Ministério da Educação para debater propostas de mudança no sistema de avaliação da educação superior. Uma das alterações já definidas é que, a partir do próximo ano, o ENC/Provão deixará de ser realizado nos moldes atuais.
Para o presidente do Inep, Otaviano Helene, a Avaliação das Condições de Ensino (ACE), diferentemente do Provão, é capaz de evidenciar de forma mais efetiva a qualidade dos cursos de graduação. Realizada por uma equipe de especialistas no próprio local de funcionamento do curso, a ACE verifica as condições do curso em três dimensões: organização didático-pedagógica, corpo docente e instalações físicas.
A ACE, ao contrário do Provão, permite que os cursos, as instituições, as mantenedoras e o Ministério da Educação identifiquem os pontos fortes e fracos, as potencialidades e eventuais omissões, abrindo possibilidades concretas para a tomada de medidas políticas, acadêmicas e administrativas capazes de assegurar a qualidade no ensino superior, afirma.
Assessoria de Comunicação do Inep