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Alunos apontam melhorias na graduação
Notícias do Provão
Aumenta grau de formação dos professores e estudantes mostram que cursos possibilitam mais acesso a computadores, bibliotecas atualizadas e estágios
Levantamento realizado a partir das informações prestadas pelos alunos no questionário-pesquisa do Exame Nacional de Cursos, o Provão, constata significativas melhorias nos processos pedagógicos, nas instalações físicas e no quadro de professores dos cursos avaliados. Veja os resultados do Provão por cursos e instituições e também por Estados.
A comparação dos dados informados em 1997 e 1998 com os declarados em 2002 revela que em todas áreas do conhecimento avaliadas nesse período houve avanços, de acordo com a opinião dos participantes.
No questionário desse ano, 72% dos estudantes de Jornalismo afirmaram que todos ou a maior parte dos seus professores demonstram domínio atualizado das disciplinas. O mesmo foi respondido por 55% dos participantes do Provão de 1998. Em Medicina Veterinária, há cinco anos, 69% dos alunos tinham essa opinião sobre o corpo docente. Agora, o índice foi para 81%.
Em relação ao trabalho dos docentes, as respostas dos participantes do Provão mostram um aprimoramento na forma de lecionar. Em 1997, 28% dos formandos de Odontologia informaram que todos ou a maioria dos seus professores apresentaram plano de ensino ao iniciar o período letivo. Este ano, o mesmo foi declarado por 78% dos estudantes. Em Medicina Veterinária, o percentual de alunos que fizeram essa afirmação aumentou de 20% para 72%.
Os estudantes identificam também uma melhoria no acesso aos recursos de informática. O percentual de concluintes dos cursos de Direito que declararam que suas instituições disponibilizaram microcomputadores nas atividades pedagógicas passou de 11%, em 1997, para 34% este ano. Em Odontologia, saltou de 6,2% para 59% no mesmo período.
Outro aspecto destacado pelos participantes é o acervo atualizado da biblioteca. Em 2002, 29,5% dos formandos de Engenharia Elétrica assinalaram que a sua instituição possui uma biblioteca atualizada contra 18% registrados em 1998. Em Administração, subiu de 24% para 32% o índice dos que classificaram o acerco como atualizado.
De acordo com as respostas dos universitários, identifica-se que há um aumento na carga horária do estágio curricular supervisionado. Na área de Administração, 65% dos concluintes de 2002 tiveram, no mínimo, 300 horas de estágio durante o curso, um percentual bem acima dos 39% informados em 1997. Em Direito, no mesmo período, o índice de alunos que informaram ter sido ofertado estágio acima de 300 horas passou de 19,5% para 48%.
Domínio atualizado, pelos professores, das disciplinas ministradas
(resposta: todos ou a maior parte dos professores demonstram)
Área | 1998 |
2002 |
Administração |
70,9 |
77,3 |
Direito |
72,2 |
78,2 |
Engenharia Civil |
76,4 |
83,8 |
Engenharia Química |
69,1 |
75,2 |
Medicina Veterinária |
69,5 |
81,0 |
Odontologia |
85,4 |
91,8 |
Matemática |
78,7 |
81,1 |
Jornalismo |
55,1 |
72,2 |
Letras |
77,3 |
82,4 |
Engenharia Elétrica |
73,3 |
79,2 |
Fonte: DAES/InepP/MEC ENC/2002
Acesso dos alunos aos microcomputadores, conforme as necessidades do curso
(resposta: sim, plenamente)
Área |
1997 |
1998 |
2002 |
Administração |
25,3 |
38,4 |
|
Direito |
11,6 |
34,4 |
|
Engenharia Civil |
31,4 |
41,1 |
|
Engenharia Química |
30,2 |
42,7 |
|
Medicina Veterinária |
1,6 |
45,6 |
|
Odontologia |
6,2 |
49,9 |
|
Matemática |
27,1 |
27,2 |
|
Jornalismo |
29,6 |
42,7 |
|
Letras |
15,0 |
25,0 |
|
Engenharia Elétrica |
44,0 |
41,9 |
Fonte: DAES/Inep/MEC ENC/2002
Carga horária do estágio curricular supervisionado
do seu curso (resposta: acima de 300 horas)
Área |
1997 |
1998 |
2002 |
|
Administração |
39,4 |
64,8 |
||
Direito |
19,5 |
47,8 |
||
Engenharia Civil |
36,9 |
36,9 |
||
Engenharia Química |
54,3 |
54,3 |
||
Medicina Veterinária |
27,2 |
72,7 |
||
Odontologia |
44,5 |
55,1 |
||
Matemática |
13,9 |
56,0 |
||
Letras |
17,2 |
57,4 |
||
Engenharia Elétrica |
39,5 |
50,3 |
Fonte: DAES/Inep/MEC ENC/2002
Aumenta grau de formação dos professores
Um dos principais impactos do Provão tem sido na melhoria da formação do corpo docente. Levantamento elaborado a partir de informações prestadas pelas coordenações dos cursos avaliados revela que em quase todas as áreas avaliadas pelo Exame há um expressivo crescimento do índice mestres e doutores em relação ao conjunto de professores.
A evolução anual dos índices de professores com pós-graduação nos cursos de Administração, por exemplo, indica o efeito do Provão sobre o ensino no País. Em 1996, quando essa área foi avaliada pela primeira vez, 33% dos docentes tinham o mestrado ou doutorado. No ano seguinte, o percentual subiu para 34% e 38% em 1998. Em 1999, chegou a 42%, saltou para 44% em 2000 e 47% em 2001. Este ano, a maioria (51%) já tem o título de mestre ou doutor.
O mesmo foi identificado nas outras duas áreas avaliadas no primeiro ano do Provão. Segundo os dados deste ano, 41% dos professores de Direito têm o título de mestre ou doutor contra índice de 24% registrado em 1996. Em Engenharia Civil, onde há seis anos a maioria (51%) dos docentes tinha concluído a pós-graduação, melhorou ainda mais a qualificação. Agora, eles representam 66% do total.
Das 24 áreas avaliadas no Provão, apenas em duas a participação dos professores com pós-graduação ainda não é majoritária. Além de Direito, no conjunto dos cursos de Ciência Contábeis, 35% são mestres ou doutores. Em 16 áreas, mais de 60% dos docentes têm mestrado ou doutorado, sendo que em Agronomia eles chegam a 81% do total.
A partir desses indicadores, segundo relatório do Provão de 2002, pode-se afirmar que o sistema de avaliação cumpriu seu objetivo de gerar importante mobilização em busca da qualidade, contribuindo para desencadear significativas reformulações nos cursos de graduação, com vista a melhorar a formação que oferecem. De acordo com o texto, à medida que se alcança uma compreensão cada vez mais ampla do processo, com a clareza de todas as etapas que o envolvem e com a percepção da sua globalidade, o impacto da avaliação atinge maior extensão, contribuindo para produzir as transformações desejadas no ensino de graduação.
Total de docentes e percentual daqueles com pós-graduação strito sensu
nos cursos que participaram do ENC de 1996 a 2002
Área |
1996 |
1997 |
1998 |
1999 |
2000 |
2001 |
2002 |
|||||||
Nº |
mest + dout |
Nº |
mest + dout |
Nº |
mest + dout |
Nº |
mest + dout |
Nº |
mest + dout |
Nº |
mest + dout |
Nº |
mest + dout |
|
Administração |
5.838 |
32,7 |
11.120 |
33,8 |
13.210 |
38,3 |
15.757 |
42,3 |
15.420 |
44,4 |
17.956 |
47,4 |
19.019 |
50,7 |
Direito |
6.002 |
23,8 |
9.145 |
28,1 |
9.788 |
31,7 |
11.251 |
34,6 |
12.353 |
37,1 |
13.603 |
39,3 |
13.866 |
40,6 |
Engenharia Civil |
2.796 |
51,1 |
5.366 |
54,5 |
5.608 |
58,8 |
5.821 |
60,3 |
5.065 |
63,3 |
5.602 |
63,7 |
5.232 |
65,8 |
Engenharia Química |
- |
- |
2.180 |
70,0 |
2.151 |
74,3 |
2.260 |
77,3 |
1.913 |
79,8 |
2.231 |
77,6 |
2.133 |
77,1 |
Medicina Veterinária |
- |
- |
2.328 |
75,1 |
2.493 |
78,0 |
2.492 |
80,3 |
2.811 |
83,8 |
2.902 |
83,7 |
2.870 |
79,4 |
Odontologia |
- |
- |
6.563 |
47,7 |
6.545 |
52,9 |
6.972 |
56,7 |
7.413 |
60,5 |
7.844 |
62,6 |
7.413 |
63,0 |
Matemática |
- |
- |
- |
- |
5.503 |
51,4 |
6.347 |
53,8 |
4.897 |
59,2 |
5.823 |
60,6 |
5.730 |
59,9 |
Jornalismo |
- |
- |
- |
- |
2.289 |
50,4 |
2.654 |
52,3 |
2.791 |
55,9 |
2.841 |
59,6 |
2.750 |
61,0 |
Letras |
- |
- |
- |
- |
7.330 |
50,7 |
7.947 |
53,8 |
8.799 |
54,5 |
8.586 |
58,3 |
8.529 |
59,7 |
Engenharia Elétrica |
- |
- |
- |
- |
4.303 |
66,5 |
4.577 |
68,0 |
4.467 |
71,5 |
4.737 |
70,6 |
5.067 |
67,1 |
Engenharia Mecânica |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
3.746 |
68,0 |
5.880 |
66,1 |
3.740 |
70,5 |
3.502 |
67,9 |
Medicina |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
14.865 |
53,6 |
14.815 |
57,3 |
12.843 |
57,4 |
11.873 |
56,3 |
Economia |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
5.265 |
53,1 |
5.044 |
55,5 |
4.740 |
59,9 |
3.871 |
62,3 |
Física |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
2.289 |
83,4 |
2.215 |
81,6 |
2.070 |
72,4 |
Química |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
3.454 |
80,4 |
3.412 |
78,3 |
3.518 |
73,0 |
Biologia |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
9.618 |
65,6 |
7.558 |
73,4 |
7.426 |
71,8 |
Agronomia |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
4.033 |
81,3 |
3.460 |
83,0 |
3.315 |
81,1 |
Psicologia |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
5850 |
66,8 |
4949 |
68,7 |
4854 |
70,6 |
Farmácia |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
4.329 |
72,5 |
4.698 |
70,5 |
Pedagogia |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
11401 |
56,3 |
11678 |
57,8 |
Arquiterura e Urbanismo |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
3.617 |
57,5 |
Ciências Contábeis |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
8.702 |
34,8 |
Enfermagem |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
5.998 |
61,3 |
História |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
3.851 |
61,0 |
Fonte: DAES/Inep/MEC ENC/2002
Estudantes acessam mais a Internet e procuram cursos de idiomas
Além de freqüentarem cursos com melhor qualidade, os estudantes também estão aprimorando os seus conhecimentos. As informações do questionário-pesquisa do Provão revelam que os alunos acessam cada vez mais Internet e procuram fazer cursos de idiomas.
A comparação dos dados, em diferentes períodos da avaliação, mostram uma acentuada elevação no índice de estudantes que declararam ter domínio da língua inglesa. Neste ano, 42% dos formandos dos cursos de Direito afirmaram que lêem e escrevem em inglês. Em 1998, essa mesma afirmação foi de 30% dos participantes. Em Jornalismo, o índice sobe de 44% para 58%.
Pelos números, constata-se um evidente aumento de acesso à Internet. Cinco anos atrás, 34% dos formandos de Administração assinalaram que nunca tiveram oportunidade de acessar a Internet. O índice caiu para 1% em 2002. Dos alunos de Engenharia Civil que participaram do Provão de 1998, 27% disseram que nunca haviam acessado à Internet. Agora, o mesmo foi dito por apenas 1%.
Metade dos participantes conclui curso com até 24 anos
Entre os graduandos que participaram do Provão, a faixa de até 24 anos é a que concentra maior percentual: 50% do total geral seguida pela faixa de 25 a 29 anos, com 21%. Na faixa dos 30 a 34 anos está o menor número de estudantes (11%). A faixa dos alunos que têm mais de 35 anos responde por 18% dos presentes ao Provão 2002, no entanto, esta faixa etária é a que apresentou o maior aumento no último ano.
Na faixa de até 24 anos, os maiores percentuais estão nas áreas de Odontologia (88,5%), Farmácia (81%) e Medicina Veterinária (78%). Os alunos com mais de 35 anos concentram-se em Pedagogia (39%), Letras (22%) e Matemática (21%).
Em relação ao gênero, no Provão deste ano, as mulheres somam 66% do total de graduandos presentes. No ano passado esse índice era de 63%. Em algumas áreas a participação feminina é ainda maior, como Pedagogia (94,5%), Psicologia (89%) e Enfermagem (89%). Inversamente, estudantes do sexo masculino predominam nos cursos de Engenharia Mecânica (95,5%), Engenharia Elétrica (90%), Engenharia Civil (75%), Física (72,5%) e Agronomia (71%).
Respostas Dos graduandos presentes ao Exame deste ano, 98,2% responderam às provas e apenas 1,8% as deixaram em branco. O índice é praticamente igual ao ano anterior, quando esse percentual foi de 1,6%.
Em 11 das 24 áreas avaliadas a taxa de prova em branco é inferior a 1%. Os menores percentuais foram observados nas áreas de Administração, Ciências Contábeis e Odontologia (com 0,1% cada) e de Medicina Veterinária e Química (com 0,2% cada).
Os mais altos percentuais foram registrados em Jornalismo, Física e História, com 16,2%, 10,5% e 8,6%, respectivamente. No entanto, na área de Jornalismo em relação aos dados de 2001, quando o percentual de provas em branco foi de 22,7%, houve uma sensível queda no número de provas em branco.
Pedagogia tem a maior participação de formandos
O Provão 2002 teve a participação de 5.031 cursos de 24 áreas, um aumento de 35,9 % em relação ao ano passado. A área com o maior número de cursos avaliados foi Administração, com 614 cursos, seguida por Pedagogia, com 606, e Letras, com 472. As áreas com menor número de cursos foram Engenharia Química e Agronomia, a primeira com 51 cursos e a segunda com 74.
Em relação ao número de graduandos, Pedagogia também possui o maior número, com 64. 229 participantes presentes ao Exame. Em seguida está o curso de Direito, com 59.823 estudantes. A área que teve o menor contingente de presentes foi Engenharia Química, com 1.416 e Física, com 1.730.
Regiões A maior concentração de cursos que participaram do Provão está na região Sudeste, com 2.342 cursos correspondentes a 46,6% do total nacional. A região Norte, com 271 cursos (5,4%) têm a menor participação. Ao considerar o número de participantes, a região Sudeste também lidera, com 195.283, o que significa 54% do total do País. A região Norte contou com o menor número de participantes, 14.221 (3,9%).
O maior contingente de cursos de 13 áreas avaliados no Provão é mantido por instituições privadas e as outras 11 áreas têm mais cursos na rede pública. Em relação à organização acadêmica, a maior concentração dos cursos que participaram do Provão 2002 é de universidades, 3.234 cursos, que correspondem a 64,3% do total. O menor contingente de cursos, 16, é oferecido por centros de educação tecnológica. Os centros universitários respondem por 449 cursos avaliados (8,9%).
Fonoaudiologia e Geografia integram avaliação de 2003
A partir do próximo ano, o Provão também irá avaliar cerca de 100 cursos de Fonoaudiologia e 440 de Geografia. Com a inclusão dessas duas carreiras, o Exame de 2003 deverá ter a participação de mais de 6,5 mil cursos, com 470 mil formandos.
No ano que vem, o Provão continuará avaliando os cursos das áreas de Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Biologia, Ciências Contábeis, Direito, Economia, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia, Física, História, Jornalismo, Letras, Matemática, Medicina, Medicina Veterinária, Odontologia, Pedagogia, Psicologia e Química.
A inclusão dos cursos de Geografia no Exame amplia o processo de aferição da qualidade dos cursos ligados à formação de professores. No Provão deste ano foram avaliadas sete áreas responsáveis pela formação de grande parte dos docentes da Educação básica e o objetivo é abranger todas as licenciaturas.
Sobre a avaliação da área de Fonoaudiologia, faz parte da estratégia do Exame a inclusão, a cada ano, de cursos que colocam no mercado de trabalho os profissionais da área de saúde. Além disso, houve solicitações por parte das associações e conselhos de Fonoaudiologia para que os cursos fossem avaliados.
Cronograma das avaliações:
Provão:
20 de dezembro: divulgação dos conteúdos e habilidades a serem avaliadas em 2003
10 de março: término das inscrições
8 de junho: aplicação da prova
Avaliação das Condições de Ensino/Avaliação Institucional
27 de janeiro: avaliação do trabalho realizado em 2002
24 de fevereiro: início do processo de capacitação dos avaliadores para 2003
3 de março: início da avaliação in loco
Assessoria de Comunicação do Inep