Notícias
Notícias
Adiado prazo para inscrições ao Observatório da Educação
Adiado prazo para inscrições ao Observatório da Educação
Grupos de pesquisa de instituições de ensino superior de todo o País terão mais tempo para encaminhar à Capes propostas para o desenvolvimento de estudos sobre educação dentro do Observatório da Educação. O prazo foi prorrogado para 30 de setembro.
Essas pesquisas serão agrupadas e comporão o Observatório da Educação, que irá estimular a formação de mestres e doutores para atuar nas áreas de gestão de políticas educacionais, avaliação educacional e formação de docentes, além de ampliar a produção acadêmica e científica sobre questões relacionadas à educação, a partir das bases de dados do Inep. O fortalecimento do diálogo entre a comunidade acadêmica, os gestores das políticas nacionais de educação e os demais envolvidos no processo educacional também está entre os objetivos do programa.
Com essa indução de pesquisa, o MEC pretende fomentar a produção acadêmica e ampliar o pensamento crítico estratégico das políticas públicas voltadas à educação. O edital, que oferece R$ 2,2 milhões, irá apoiar projetos de pesquisa – que terão duração de quatro anos – em nível de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) que desenvolvam estudos voltados à educação, entre eles, avaliação educacional, análise do fluxo escolar, educação e mercado de trabalho, financiamento da educação, educação e demografia, indicadores de desempenho dos sistemas de ensino, educação e inclusão social e ensino de ciências na educação básica.
O Observatório da Educação é uma parceria entre o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas em Educação Anísio Teixeira) e a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), órgãos vinculados ao MEC.
Assessoria de imprensa Inep/MEC: (61) 2104 8037 – 2104 9563 – 2104 8023