Notícias
Notícias
Aberta II Reunião do Fórum Hemisférico Educacional Qualidade da Educação
O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), Eliezer Pacheco, abriu hoje, em Brasília, a II Reunião do Fórum Hemisférico Educacional - Qualidade da Educação ressaltando a importância de os países americanos estabelecerem parâmetros para a avaliação educacional. Segundo Pacheco, para que sejam estabelecidas políticas educacionais sólidas, boas avaliações precisam ser criadas. "Esse é o primeiro passo para que a qualidade da educação avance", afirmou o presidente do Inep, que representou, na cerimônia de abertura, o ministro da Educação, Tarso Genro.
A II Reunião do Fórum Hemisférico Educacional está sendo realizada de hoje a 17 de junho, no San Marco Hotel, e reúne técnicos dos Sistemas de Avaliação e dos Sistemas de Informação dos 34 países-membro da Organização dos Estados Americanos (OEA), autoridades nacionais e internacionais, representantes de organismos internacionais, assim como de agências financiadoras interessadas na melhoria da Educação.
Na mesa de abertura, além de Pacheco, estavam também o secretário de Educação Básica do MEC, Francisco das Chagas, o diretor de Avaliações de Políticas do México, Sérgio Martinez, o diretor da Unesco no Brasil, Jorge Werthein, a diretora da Orealc/Unesco, Ana Luiza Machado e a diretora do Departamento de Educação, Ciência e Tecnologia da Organização dos Estados Americanos (OEA), Alice Abreu.
Alice destacou em seu painel que a reunião sobre qualidade da educação trata de um tema importante para todas as Américas. Segundo ela, universalizar o ensino fundamental é necessário - e os países parecem ter avançado nesse sentido - mas "também é fundamental garantir que as crianças tenham educação de qualidade para que se tornem cidadãos". Ana Luiza Machado, da Unesco, apontou, no painel "Marco Sobre a Qualidade da Educação e Projeto Regional de Educação – Prelac", as reais melhorias na educação nos países dos continentes americanos. Hoje, o número de jovens atendidos pelas redes de ensino fundamental avançou para 84% e o número de analfabetismo caiu. No entanto, para alcançar as metas do milênio, teremos que crescer muito mais", avaliou.
O Fórum Hemisférico integra as atividades preparatórias para a Cúpula das Américas, que será realizada na Argentina em novembro. É organizado pelo Inep e MEC e financiado pela Comissão Inter-Americana da Organização dos Estados Americanos (OEA), México e Brasil. Conta com a participação de técnicos dos sistemas de avaliação e de informação dos 34 países-membros da OEA, de autoridades nacionais e internacionais, representantes dos principais organismos e agências internacionais ligadas à educação.
Clique aqui para ver a programação.
Assessoria de Imprensa do Inep: (61) 2104-8023 / 8037 / 9563