Notícias
LINHA EDITORIAL
Saiba como submeter artigos para publicação na RBEP
Vale destacar que, antes da submissão, o artigo deve ser preparado conforme as Diretrizes para Autores. Após a adequação do texto ao template disponibilizado no site, o autor deve cadastrar-se no sistema. O acesso é feito por meio de login e senha, que devem ser registrados, caso ainda não existam. No cadastro, devem constar informações como a instituição a qual o autor pertence e um resumo biográfico. Em seguida, é necessário acessar o menu “Submissão” e selecionar a opção “Nova submissão”, inserindo as informações solicitadas para, em seguida, submeter o texto ao sistema, em definitivo.
Critérios – Entre os requisitos básicos para submeter o trabalho para possível publicação na RBEP, os artigos não podem estar em processo de avaliação em outra revista. Também não é admitido o uso não referenciado de ideias, conceitos, análises, imagens e textos (ou fragmentos de textos) de outros autores. Os critérios para a submissão foram reformulados em 2019. Desde então, são considerados autores aqueles que contribuíram, de forma substancial, em todas as etapas do trabalho (concepção, aquisição de dados, análise e interpretação de dados, redação do artigo, revisão crítica do conteúdo e aprovação final da versão). Colaborações de estagiários e auxiliares de pesquisa devem ser citadas ao final do artigo. O limite máximo de extensão dos originais é de 55 mil caracteres, com espaço. Além de resumos em língua portuguesa e inglesa com descrição do referencial teórico utilizado nos artigos submetidos à RBEP, os autores precisam entregar também um resumo em espanhol.
Tipos de trabalhos – No sistema da revista, podem ser submetidos estudos, relatos de experiência, resenhas, entre outros tipos de texto. Nas Diretrizes para Autores, é possível conferir os critérios para enquadramento dos trabalhos em cada um desses modelos.
Etapas – Para ser publicado na RBEP, o trabalho passa por três etapas de avaliação. É importante lembrar que, durante esse processo, o artigo pode ser reprovado e arquivado em qualquer uma das etapas. Cabe ao autor o monitoramento da situação relacionada à submissão. Na primeira etapa, é feita a checagem do preenchimento de todos os metadados, a avaliação dos critérios formais previstos nas Diretrizes para Autores, além da análise do ineditismo do artigo. Durante a segunda etapa, dois especialistas de unidades da Federação e instituições distintas das do autor avaliam o trabalho. Esses profissionais podem indicar a reprovação, a aprovação ou solicitar correções obrigatórias. Já na terceira etapa, apenas os artigos que não foram reprovados nas fases anteriores são distribuídos para decisão da Editoria Científica da RBEP, responsável por emitir parecer consolidado sobre a aderência do tema e da abordagem ao escopo da revista. Caso julguem pertinente, os membros da editoria ainda podem solicitar correções obrigatórias na última etapa de avaliação, estabelecendo um prazo para a reformulação do trabalho pelo autor. Os artigos reformulados pelos autores nessa etapa são novamente avaliados pelos editores científicos, antes de serem aprovados ou reprovados definitivamente.
Força-tarefa – Atualmente, o Inep e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, desenvolvem uma parceria para aprimoramento do fluxo editorial da RBEP e do sistema utilizado para a submissão dos artigos, o Open Journal Systems (OJS), administrado pelo Ibict. A versão do sistema foi atualizada recentemente.
Fluxo contínuo – Os editores executivos e científicos da RBEP, a Coordenação de Editoração e Publicações (Coep) do Inep, além dos editores de revistas de educação também debatem e estudam a implementação da publicação ahead of print, para que a RBEP conte com um fluxo contínuo de publicações, sem que haja a necessidade de compor uma edição da revista. Ao final, todos os artigos formam o volume do ano. Isso permite que as pesquisas sejam divulgadas de modo mais rápido.
RBEP – Criada em 1944, a Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos é um periódico quadrimestral, publicado em formato impresso e eletrônico. A revista publica artigos inéditos, resultantes de pesquisas que apresentam consistência, rigor e originalidade na abordagem do tema e contribuem para a construção do conhecimento na área de educação. A revista também publica relatos de experiência e resenhas. Seu público-leitor é formado por professores, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação, técnicos e gestores da área educacional. A publicação está classificada com nota máxima, nas áreas de ensino e educação, no Qualis Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Ministério da Educação (MEC).
Confira as Diretrizes para Autores
Assessoria de Comunicação Social do Inep