Notícias
Publicações
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos comemora 75 anos de divulgação científica
Foi em 11 de julho de 1944 que a produção brasileira de conhecimento científico para a educação ganhou um fórum de divulgação e reflexão, a Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Rbep). Ao longo de suas 254 edições, a Rbep cumpre o papel de fomentar os estudos realizados pela e para a comunidade educacional. A revista científica é uma publicação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Com uma tiragem de dois mil exemplares, a primeira edição foi apresentada pelo então ministro da Educação e Saúde do governo de Getúlio Vargas, Gustavo Capanema. Ele anunciou que a revista seria o órgão oficial de estudos e pesquisas pedagógicas do Ministério da Educação e Saúde. Na apresentação, Capanema destacou que a Rbep nascia como “instrumento de indagação e divulgação científica, [...] um órgão de publicidade dos estudos originais brasileiros [...] e também das conclusões da experiência pedagógica [...]”.
A edição inaugural foi organizada pelo então Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos. O primeiro número da Rbep tinha seis seções: Editorial, Ideias e Debates, Documentação, Vida Educacional, Orientação Pedagógica e Atos Oficiais. A publicação já era idealizada desde 1939 pelo pedagogo e diretor do Inep à época, Lourenço Filho, mas somente cinco anos depois se tornaria uma realidade. A educação brasileira finalmente obteve um veículo efetivo de estudos da educação brasileira, produzido com a colaboração de especialistas de todo o país.
A história da revista se confunde com a trajetória do próprio Inep, que, ao longo das décadas, incorporou novas tecnologias, sempre com excelência e relevância científica. A Rbep é uma das principais publicações do Inep. No meio científico, a revista conquistou prestígio ao fazer parte de um grupo seleto de publicações de área de educação e está entre os 12% de revistas com a nota máxima no Qualis Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes): A1 em “Ensino” e A2 em “Educação”.
Entre 2017 e 2018, o número de acessos à Rbep, pela rede mundial de computadores, praticamente dobrou. O aumento foi registrado pela SciELO Analytics , um acervo on-line de publicações acadêmicas de várias partes do mundo. No segundo semestre de 2018, o site registrou 16.592 visualizações; em outubro de 2017, foram registrados 8.726 acessos.
As comemorações do aniversário da Rbep já começaram e, até outubro, novidades e ações marcarão esses 75 anos de disseminação das melhores práticas educacionais. A logomarca comemorativa da data e um vídeo serão lançados. Uma exposição das fotografias e da evolução gráfica das capas da revista também está em produção. No dia 15 de outubro, será lançado o selo e o carimbo da Rbep 75 anos, produzido em parceria com os Correios.