Notícias
LINHA EDITORIAL
RBEP resgata fatos marcantes dos 85 anos do Inep
RBEP traz artigos escritos com base em informações produzidas pelo Inep e resgata documentos históricos do Instituto. Crédito: Reprodução
A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) n.º 263 está disponível para os leitores e traz uma sessão alusiva aos 85 anos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), completados em janeiro. Em continuidade às ações referentes à data, a RBEP realizou chamada pública para seleção de artigos escritos com base em informações produzidas pelo Inep e resgatou documentos históricos da Autarquia. A seção estará presente nas três edições da revista em 2022.
No espaço Editorial, a professora Bernadete Gatti faz um apanhado da atuação do Inep ao longo da história. Já na seção sobre o aniversário do Instituto, é possível conferir quatro estudos, ao todo — três deles, inéditos. O primeiro artigo analisa a RBEP e o processo de institucionalização da pesquisa educacional no Brasil. Outros dois tratam do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), respectivamente. O último texto da seção apresenta um documento, em segunda edição, que rememora o planejamento do sistema de ensino do Distrito Federal, realizado pelo Inep, em 1959.
A revista traz, ainda, textos que abordam as trajetórias formativas, a vida acadêmica de dirigentes do Ministério da Educação (MEC) e a cultura político-educacional, adentrando em aspectos como formação de professores.
RBEP – Criada em 1944, a Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos é um periódico quadrimestral, publicado em formato impresso e eletrônico. A revista publica artigos inéditos, resultantes de pesquisas que apresentam consistência, rigor e originalidade na abordagem do tema e contribuem para a construção do conhecimento na área de educação. Também divulga relatos de experiência e resenhas. A publicação está classificada com nota máxima, nas áreas de Ensino e Educação, no Qualis Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do MEC. A revista é de acesso aberto e gratuito.