Notícias
LINHA EDITORIAL
RBEP realiza reunião de editores
Nos dias 13 e 14 de dezembro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) promoveu a reunião anual de editores da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP). Durante os dois dias de encontro, foi apresentado o Plano de Desenvolvimento Editorial (PDE), as métricas e avaliações oficiais da RBEP, o plano de disseminação do conteúdo, além do novo projeto gráfico.
O PDE define as ações para os próximos anos da revista, que devem seguir prerrogativas como impulsionar a visibilidade da produção científica na área de educação; manter a publicação atualizada perante boas práticas editoriais; profissionalizar a produção e a gestão editorial; reconhecer e valorizar autores, pareceristas e editores; e alinhar-se às práticas da ciência aberta.
De acordo com o diretor de Estudos Educacionais, Luís Filipe Grochocki, o objetivo é aderir às melhores práticas da ciência aberta e inovar as estratégias de disseminação do periódico. “Na oportunidade, alinhamos com os editores as melhorias que devemos fazer para as próximas edições, apresentamos as métricas e as adequações para atender aos critérios dos indexadores nacionais e internacionais”, destacou.
Grochocki lembrou, ainda, que a revista mudará o seu formato de publicação a partir de janeiro de 2023, passando a ser uma revista em fluxo contínuo. Dessa forma, os artigos científicos serão publicados individualmente, à medida que forem aprovados e seu processo editorial, concluído. “A partir dessa mudança, vimos a necessidade de um novo projeto gráfico para a revista. Todas as edições serão digitais, o que nos permite adotar outras tecnologias e outros formatos para a publicação, como uma ampla paleta de cores, tendo a possibilidade de uso de gráficos e tabelas dinâmicas”, completou.
A RBEP é uma das principais publicações do Inep. Com notas A1 em Ensino e A2 em Educação, no meio científico, conquistou grande prestígio e passou a fazer parte de um grupo seleto de publicações educacionais, estando entre os 12% de revistas com a nota máxima no Qualis Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
RBEP – Criada em 1944, a Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos é um periódico até então publicado em formato impresso e eletrônico. A revista publica artigos inéditos, resultantes de pesquisas que apresentem consistência, rigor e originalidade na abordagem do tema e contribuam para a construção do conhecimento na área de educação. Também são publicados relatos de experiência e resenhas. Seu público-leitor é formado por professores, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação, técnicos e gestores da área educacional.
Assessoria de Comunicação Social do Inep