Notícias
LINHA EDITORIAL
RBEP passará a ser uma publicação contínua
A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) mudará o seu formato de publicação a partir de janeiro de 2023, passando a ser uma revista contínua. Com a inovação, os artigos científicos serão publicados individualmente, à medida que forem aprovados e seu processo editorial, concluído.
Dessa forma, a revista impressa não será mais publicada, bem como não será mais necessário organizar os artigos em um conjunto por número ou edição específica, tendo em vista que os estudos serão distribuídos ao longo do ano dentro de um único volume. O formato de publicação continuada está de acordo com as diretrizes internacionais das publicações científicas e contribui para o avanço do campo científico, diminuindo o tempo entre a aprovação e a publicação do artigo. Isso permite que o estudo seja disponibilizado para pesquisa e citação de forma mais rápida.
A RBEP é uma das principais publicações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Com notas A1 em Ensino e A2 em Educação, no meio científico, conquistou grande prestígio e passou a fazer parte de um grupo seleto de publicações em educação, estando entre os 12% de revistas com a nota máxima no Qualis Periódicos, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
RBEP – Criada em 1944, a Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos é um periódico até então publicado em formato impresso e eletrônico. A revista publica artigos inéditos, resultantes de pesquisas que apresentem consistência, rigor e originalidade na abordagem do tema e contribuam para a construção do conhecimento na área de educação. A revista também publica relatos de experiência e resenhas. Seu público-leitor é formado por professores, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação, técnicos e gestores da área educacional.
Plataforma OJS – A RBEP fica hospedada na plataforma OJS (Open Journal Systems), um sistema eletrônico de editoração de revista, em que são armazenados periódicos e publicações científicos. As edições da RBEP podem ser acessadas diretamente da plataforma ou pelo portal do Inep, que tem link para o sistema.