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Publicada edição da RBEP com capa comemorativa dos 60 anos de Brasília
A primeira edição da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) de 2020 já está disponível para os leitores. O exemplar nº 257 traz uma capa comemorativa, baseada na obra de Athos Bulcão, para homenagear os 60 anos de Brasília, cidade que é sede do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).
A publicação traz 11 estudos e 1 relato de experiência, seções tradicionais da revista. Entre os artigos internacionais, quatro pesquisadores de universidades portuguesas têm destaque nesta edição, apresentando 3 estudos. Este é primeiro número do volume 101 da RBEP.
Artigos – Nesta edição, há dois artigos que usam, como fonte de seus estudos, os dados do Inep. O primeiro artigo de professores de quatro universidades (Universidade Federal do Amazonas, Universidade Paulista, Universidade Estadual de Londrina e Universidade Federal do Rio Grande do Norte) discute a qualidade da formação dos cursos de licenciatura em educação física a partir do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2014. Já na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, os autores utilizam, como principal fonte, os microdados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 para analisar os efeitos da Lei n.º 11.892/08, criadora da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica na qualificação da educação básica pública e responsável pela expansão do número de escolas técnicas pelo Brasil. Os outros nove artigos trazem temas variados de pesquisa no âmbito da educação.
Relato de experiência – Neste número, a RBEP publica o relato da prática pedagógica em cursos de medicina e enfermagem da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (brasileira), da Universidade do Minho e da Universidade do Porto (ambas portuguesas), que buscam motivar a postura ativa dos estudantes diante da aquisição de conhecimentos e a aproximação com o contexto dos serviços de saúde.
RBEP – Criada em 1944, a RBEP é um periódico quadrimestral, publicado em formato impresso e eletrônico. A revista publica artigos inéditos, resultantes de pesquisas que apresentam consistência, rigor e originalidade na abordagem do tema e contribuem para a construção do conhecimento na área de educação. Além disso, são veiculados relatos de experiência e resenhas. Seu público-leitor é formado por professores, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação, técnicos e gestores da área educacional. Revista Qualis/Capes A1 em Ensino e A2 em Educação.
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Assessoria de Comunicação Social