Notícias
LINHA EDITORIAL
Nova edição da Revista Em Aberto já está disponível
Na seção Pontos de Vista, debatem-se as concepções da etapa educacional e as expectativas relacionadas às avaliações nacionais — Provinha Brasil e Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA). Os leitores poderão conferir a opinião de especialistas sobre os princípios conceituais e metodológicos dos instrumentos de avaliação, bem como análises a respeito das especificidades didático-pedagógicas dos itens de leitura em avaliações externas e dos resultados das escolas associados a variáveis socioeducacionais.
Também estão entre os temas discutidos a abordagem linguístico-epistemológica do Pró-Letramento Linguagem e do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic); a avaliação da escrita alfabética e o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD); o processo formativo de alfabetizadores no Pnaic; a prática avaliativa docente, considerando os direitos de aprendizagem, além de uma autoavaliação institucional voltada ao uso formativo das avaliações.
Já na seção Espaço Aberto, o destaque fica para a entrevista com a professora titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Magda Becker Soares. À Em Aberto, Magda fala sobre a experiência de ensino e a avaliação desenvolvida com alfabetizadores na rede pública de educação do município de Lagoa Santa, em Minas Gerais, desde 2007. A seção Resenhas da revista ainda traz uma análise crítica de textos relevantes sobre alfabetização. Além disso, a Bibliografia Comentada conta com resumos de artigos, livros, teses e dissertações sobre o tema.
Em Aberto – Editada desde 1981, a revista Em Aberto é uma publicação monotemática e quadrimestral do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep). A proposta da publicação é estimular e promover a discussão de questões atuais e relevantes da educação brasileira, trazendo pontos de vista diferentes. A cada edição, são publicados artigos, resenhas e bibliografias comentadas.
Assessoria de Comunicação Social do Inep