Notícias
Notícias
Inep quer resgatar os tempos áureos da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
Durante a solenidade de lançamento da edição comemorativa dos 60 anos da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Rbep), realizada na sexta, 14, no Rio de Janeiro, o novo presidente do Inep, Reynaldo Fernandes, destacou a importância de esta publicação resgatar o seu papel histórico de arena para o debate dos caminhos da educação no Brasil.
Esta revitalização da Rbep, que se inicia pela regularização de sua periodicidade quadrimestral, vem atender, segundo Reynaldo, a um pedido do ministro da Educação, Fernando Haddad, para que se reforce o Inep como um ponto de reflexão na área da educação brasileira. "É difícil achar um assunto mais importante para o País do que a educação. A educação tem de ser uma prioridade", afirmou o presidente do Inep.
No artigo de abertura da Edição Comemorativa da Rbep, o próprio ministro Fernando Haddad enfatiza que não é trivial o fato de que "um periódico especializado na questão educacional sobreviva, por 60 anos, ante o emudecimento generalizado da sociedade perante a questão educacional no País" (p. 7). E justamente para avaliar formas de reativar e ampliar este papel destacado da Rbep é que a solenidade se iniciou com uma mesa-redonda cujo tema foi "A Rbep e as grandes questões educacionais no Brasil".
Participaram dessa mesa Jader Medeiros de Britto, editor da Rbep durante mais de 20 anos, e os pesquisadores da história desta revista, os professores doutores Raquel Gandini (Unimep) e José Carlos Rothen (Unitri). Além de descreverem importantes fatos da trajetória da Rbep, assim como do Inep e do Mec, os palestrantes apresentaram algumas idéias para resgatar os tempos áureos da revista, dentre as quais destacam-se: aumentar e facilitar o acesso à Revista por meio da Internet; voltar a utilizar a Rbep para divulgar o pensamento da direção do Inep; acolher a produção científica nacional e internacional, promovendo um contraponto e evitando o fundamentalismo; e, por fim, transformar a Rbep numa tribuna para discutir a educação no Brasil.
Assessoria de Imprensa do Inep: (61) 2104-8023 / 8037 / 9563