Notícias
Publicações
Inep publica edição número dez do seu boletim Na Medida
O Inep publicou esta semana a décima edição do seu boletim Na Medida, editado pela Diretoria de Estudos Educacionais. A partir deste número, a periodicidade da publicação eletrônica passará a ser semestral. O principal objetivo é contribuir para a divulgação de estudos e pesquisas sobre temas e políticas educacionais prioritariamente realizadas com as bases de dados do Inep.
Nesta edição, o primeiro artigo aborda o desafio brasileiro do aumento da qualificação dos docentes que atuam no ensino superior. O segundo artigo mostra que, apesar de as políticas públicas contribuírem com a ampliação da média salarial dos docentes com nível superior, até 2013, a média de outros profissionais dos setores público e privado ainda era superior.
A partir de dados do Questionário da Escola, aplicado na Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb) e na Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc), o terceiro artigo explora o tema “segurança da escola e dos alunos” e busca mensurar a relação que existe entre as questões que abordam o tema por meio de medidas de correlação e de análise multivariada. O último artigo entre os produzidos por pesquisadores do Inep trata da participação de mulheres no cargo de direção escolar, trazendo a comparação das diferenças do Brasil com outros países a partir de dados da pesquisa Talis.
Com o objetivo de fomentar pesquisas em áreas de interesse do Inep, em 2014, foram instituídos dois núcleos de estudos em universidades federais brasileiras. O núcleo formado na UFMG desenvolveu um estudo sobre o desenvolvimento de diagnóstico cognitivo por meio dos resultados do Enem. Neste boletim é apresentado um artigo decorrente desse estudo, que investiga os quatro domínios do exame – as áreas do conhecimento definidas em sua Matriz de Referência (matemática, linguagens e códigos, ciências da natureza e ciências humanas e suas respectivas tecnologias).
Os estudos são de responsabilidade das equipes técnicas da autarquia, além de pesquisadores convidados, e não refletem necessariamente a posição institucional do Inep ou do Ministério da Educação acerca dos temas abordados. É permitida a reprodução dos textos do boletim desde que citada a fonte. Interessados em receber o boletim Na Medida por e-mail devem enviar uma mensagem para namedida@inep.gov.br
Clique aqui para acessar o boletim
Assessoria de Comunicação Social