Notícias
Notícias
Inep lança versão digital da RBEP
Inep lança versão digital da RBEP
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) lançou, nesta quinta-feira, 18, a versão eletrônica da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP), que já está disponível pelo endereço www.rbep.inep.gov.br. Durante a solenidade de lançamento foi realizado o seminário "RBEP a um clique – democratização das informações educacionais". O encontro contou com a presença dos palestrantes José Roberto Garcez, presidente da Radiobrás; do professor Hélio Kuramoto, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict / MCT); do professor Antonio Miranda, diretor da Biblioteca Nacional de Brasília; e da professora Elmira Simeão, da Universidade de Brasília.
Para os organizadores do evento a RBEP On-line é um passo importante para o aumento da abrangência da revista em termos nacional e internacional. Uma das expectativas com relação à versão digital da revista é que ela permita um aumento significativo na disseminação dos seus conteúdos e uma facilidade maior de acesso.
O seminário teve como foco a discussão sobre o Movimento pelo Acesso Livre, iniciativa que teve início na década de 90 nos Estados Unidos e na Europa e que defende o livre acesso à comunicação e à literatura científica.
O surgimento da RBEP On-line - A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos foi criada em 1944 e tem periodicidade quadrimestral. Nela são publicados artigos inéditos de natureza técnico-científica, resultantes de estudos e pesquisas que contribuam para o desenvolvimento do conhecimento educacional e que possam oferecer subsídios às decisões políticas na área. Seu público leitor é formado por professores, pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação, técnicos e gestores da área de educação.
Visando a transformar a revista em um periódico científico-eletrônico, o Inep desenvolveu o projeto RBEP On-line, que consiste na criação da versão eletrônica da revista. A versão eletrônica é exatamente igual à impressa. No novo sistema foram tornados disponíveis os exemplares do número 170 ao 219.
O projeto on-line adota o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), desenvolvido e customizado pelo Ibict. O SEER é um programa para gerenciamento e publicação de periódicos científicos na Internet, desenvolvido com base no código livre.
Assessoria de Imprensa do Inep