Notícias
LINHA EDITORIAL
Inep lança publicação sobre educação profissional
Segundo os organizadores, a partir do conteúdo, os pesquisadores poderão avaliar os desafios colocados para a expansão da EPT no Brasil. O livro é dividido em três eixos. O primeiro é motivado por questões conceituais: saber o que é e como avaliar educação profissional e tecnológica.
O segundo é voltado à pesquisa empírica, buscando identificar investigações de natureza estatística que possam contribuir para a avaliação da EPT, a partir das bases de dados do próprio Inep e daquelas disponibilizadas por outras instituições. O terceiro e último eixo se refere ao estudo de experiências consolidadas em relação à avaliação da modalidade, apresentando aquelas desenvolvidas em território nacional.
Importantes debates contribuíram para traçar um novo caminho voltado ao alcance das especificidades da EPT e sua efetiva avaliação. Destacam-se o trabalho de produção dos indicadores para o monitoramento das metas do Plano Nacional de Educação (PNE); o desenvolvimento de estudos para compreender com mais detalhes o campo educacional; a participação na construção da Plataforma Nilo Peçanha, que reúne dados oficiais da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica; e as demandas impostas pela legislação.
A publicação se propõe, ainda, a mobilizar profissionais para uma futura criação de um sistema nacional de avaliação da EPT. Com a publicação do livro, a tarefa, agora, é propor uma agenda de debates, que terá início ainda em janeiro, com um webinário de lançamento.
Assessoria de Comunicação Social do Inep