Notícias
LINHA EDITORIAL
Disponível volume 9 dos Cadernos de Estudos e Pesquisas
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta terça-feira, 26 de dezembro, o volume 9 dos Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais. A publicação é produzida pela Diretoria de Estudos Educacionais (Dired) do Inep e tem o objetivo de divulgar pesquisas relacionadas ao monitoramento do Plano Nacional de Educação (PNE) e de avaliar políticas públicas e programas educacionais.
Disponível no portal da Autarquia, o volume 9 da publicação contribui para a construção do novo PNE, com base em reflexões aprofundadas e embasadas em dados e pesquisas. Assim, dá continuidade à abordagem de diversos aspectos da educação no Brasil e propõe soluções e metodologias para os desafios enfrentados no setor.
Entre os diversos assuntos abordados no volume, estão os desafios da formação de professores; as possibilidades de educação profissional e tecnológica pós-ensino médio; a redução das desigualdades territoriais de acesso à educação superior; o nível socioeconômico das escolas brasileiras; a proposta metodológica de cálculo dos custos médios das etapas e modalidades da educação básica; a gestão democrática; e a ocorrência de violência nas escolas.
Novo PNE – Diante da iminência do término do atual plano em junho de 2024, o Inep atua para produzir e disseminar evidências que retratem o desenvolvimento da educação no Brasil, com o objetivo de oferecer subsídios técnicos para a construção do novo planejamento decenal, que abrangerá o período de 2024 a 2034.
Além dos nove volumes dos Cadernos, a Autarquia lançou quatro edições do Relatório de Monitoramento do PNE, acrescida de uma linha de base, apresentando indicadores e análises para um entendimento aprofundado dos desafios do plano. Ao lado disso, lançou o Painel de Monitoramento do PNE, atualizado anualmente, que permite um acesso simplificado e interativo, por parte dos usuários, aos dados constantes nos relatórios.
As iniciativas visam à criação, revisão e disseminação contínua dos indicadores para o monitoramento das metas delineadas pela legislação, em conformidade com a missão institucional do Inep de garantia da transparência ativa dos dados e informações educacionais.