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LINHA EDITORIAL
Nova edição da revista Em Aberto discute a BNCC
O número 107 reúne um conjunto de artigos com análises variadas sobre o processo de elaboração e de implementação do documento que orienta a educação básica
Publicado em
03/08/2020 10h05
Atualizado em
31/10/2022 11h36
A primeira edição de 2020 traz um debate diferenciado dos últimos periódicos sobre o tema. Os artigos da seção Pontos de Vista debatem a “razão da razão” dos estudos curriculares, as políticas educacionais no Brasil, o processo de elaboração da BNCC, sua implementação na etapa da educação infantil, o componente curricular de ciências da natureza, o nacional e o comum no ensino médio, o trabalho docente e a contribuição das reformas realizadas na base para a promoção da qualidade na educação.
Na seção Espaço Aberto, a publicação apresenta duas entrevistas: a primeira, com ênfase no currículo comum da educação brasileira e nas avaliações externas; e a segunda, com destaque para os currículos do ensino e da formação dos professores.
A revista Em Aberto publica artigos, resenhas e bibliografias comentadas em suas cinco seções: Enfoque, Pontos de Vista, Espaço Aberto, Resenhas e Bibliografia Comentada.
Em Aberto – Criada em 1981, a revista Em Aberto é uma publicação monotemática e quadrimestral do Inep, que tem por objetivo estimular e promover a discussão de questões atuais e relevantes da educação brasileira, trazendo opiniões divergentes ou confrontos de pontos de vista. Cada número temático é de responsabilidade de um organizador e deve conter diversidade de textos, incluindo artigos com dados de pesquisa, outros referentes às questões teóricas suscitadas pelo tema e, ainda, artigos de revisão de literatura. O recebimento dos textos ocorre após a proposta de organização de número temático ser aprovada pelo comitê editorial. Propostas podem ser encaminhadas para o e-mail dired.emaberto@inep.gov.br.
Acesse a edição 107 da Em Aberto
Saiba mais sobre a revista Em Aberto
Assessoria de Comunicação Social do Inep