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LINHA EDITORIAL
Artigo da RBEP é destaque em biblioteca científica
Publicado na edição n.º 259 da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP), o artigo “Os três componentes executivos básicos e o desempenho matemático escolar” é destaque do mês de março da biblioteca eletrônica científica online internacional, SciELO. O texto trata da relação entre cognição e desempenho em matemática e foi escolhido, pelo corpo editor da RBEP, para fazer parte das publicações da biblioteca, que reúne publicações de periódicos científicos de diversos países. Uma análise do artigo, feita pelo editor executivo da RBEP, Roberto Ternes Arrial, está disponível no blog SciELO em Perspectiva – Humanas.
Produzido por Alanny Nunes de Santana e Antonio Roazzi, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e Monilly Ramos Araujo Melo, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), o estudo, de caráter quantitativo, busca verificar quais componentes executivos (memória de trabalho, controle inibitório e flexibilidade cognitiva) mais se associam ao desempenho matemático e qual é a magnitude dessa relação. De acordo com os autores, os resultados das análises estatísticas de correlação e regressão empreendidas revelaram relações significativas entre os três componentes e o desempenho em matemática, com forte predominância da memória de trabalho seguida da flexibilidade cognitiva e do controle inibitório.
Edição - O número mais recente da RBEP aborda temas ligados à realidade atual da educação básica, superior, profissional e tecnológica no Brasil. A edição conta com artigos e um relato de experiência sobre os diferentes níveis educacionais. O número teve a colaboração de 31 autores de instituições brasileiras, das regiões Centro-Oeste, Sul, Sudeste e Nordeste, e quatro autores de universidades estrangeiras, sediadas na Espanha, nos Estados Unidos, no México, na Colômbia e na Argentina. A próxima edição da RBEP será publicada em abril.
RBEP – Criada em 1944, a Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos é um periódico quadrimestral, publicado em formato impresso e eletrônico. A revista publica artigos inéditos, resultantes de pesquisas que apresentam consistência, rigor e originalidade na abordagem do tema e contribuem para a construção do conhecimento na área de educação. A revista também publica relatos de experiência e resenhas. Seu público leitor é formado por professores, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação, técnicos e gestores da área educacional. A publicação está classificada com nota máxima, nas áreas de ensino e educação, no Qualis Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Ministério da Educação (MEC).
Acesse o blog SciELO em Perspectiva – Humanas
Assessoria de Comunicação Social do Inep