Notícias
Notícias
Anped e Ação Educativa realizam concurso para pesquisa sobre Negro e Educação
Estão abertas as inscrições, até o dia 9 de maio próximo, para o 3º Concurso de Dotações de Pesquisa sobre Negro e Educação, que selecionará até vinte projetos de pesquisa sobre o tema. Promovido pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) e Ação Educativa, o concurso visa incentivar a produção de conhecimento em educação voltada para a temática do negro e contribuir para a superação das desigualdades étnico-raciais que marcam a história brasileira, particularmente aquelas que se registram no âmbito educacional.
3º Concurso de Dotações de Pesquisa sobre Negro e Educação
Inscrições: 17 de março a 9 de maio de 2003
1. Objetivos
O 3º Concurso Negro e Educação tem por horizonte contribuir para a superação das desigualdades étnico-raciais que marcam a história brasileira, particularmente aquelas que se registram no âmbito educacional. São seus objetivos contribuir para a identificação e fomento de iniciativas individuais de investigação, e para o enraizamento de grupos de pesquisa no campo dos estudos sobre o negro e a educação, de modo a:
-
Incentivar a crítica, a ampliação e o aprofundamento dos conhecimentos já produzidos sobre a realidade e a história das relações étnico-raciais na sociedade brasileira, em particular no que respeita às suas implicações educacionais;
-
Promover condições para a criação e desenvolvimento de múltiplas perspectivas teóricas, metodológicas e práticas de análise, equacionamento e intervenção na área;
-
Estimular a produção de reflexões e dados substantivos que, podendo subsidiar a atuação de associações e movimentos sociais comprometidos com a questão das relações étnico-raciais, testemunhem preocupação com a criação de procedimentos e de materiais necessários à divulgação desses conhecimentos, ou com a avaliação do impacto social de suas contribuições.
2. Candidaturas
O 3º Concurso Negro e Educação destina-se a pesquisadores/as iniciantes (graduados/as e também mestres, mestrandos/as e doutorandos/as) preocupados com o tema deste Concurso. O/a candidato/a poderá ou não ser vinculado a instituições de ensino ou de pesquisa. Os projetos encaminhados deverão ser de autoria individual de cada candidato/a. Os/as candidatos/as que tiverem seus projetos selecionados estarão obrigados/as a participar de seminários de formação e das Reuniões Anuais da ANPEd, apresentar relatórios parcial e final, bem como artigo para publicação, requisitos necessários à avaliação da Comissão de Acompanhamento e Avaliação do Concurso e, portanto, à manutenção da bolsa.
3. Orientação
A orientação do desenvolvimento dos projetos será realizada por um/a pesquisador/a de reconhecida competência, com o título de Doutor/a e produção na área, indicado/a pelo/a próprio/a candidato/a ou pelos organizadores do Concurso.
4. Dotações
Serão contemplados até vinte projetos de pesquisa. Os projetos selecionados receberão a dotação de R$ 14.000,00 (Quatorze Mil Reais), disposta em três parcelas correspondentes a:
- assinatura do contrato;
- aprovação do relatório parcial;
3) aprovação do relatório final e entrega do artigo para publicação. O prazo para desenvolvimento e conclusão dos projetos é de dezesseis meses. O 3º Concurso Negro e Educação prevê uma dotação de R$ 5.000,00 (Cinco Mil Reais), a título de taxa de bancada, a ser concedida a até três Grupos de Pesquisa que tenham aprovado mais de um dos projetos apresentados por seus membros.
5. Seleção
A seleção dos projetos ficará a cargo da Comissão de Acompanhamento e Seleção, formada por pesquisadores de reconhecida experiência indicados pelas entidades organizadoras do Concurso. A decisão final deverá resultar de discussão colegiada, considerando os critérios de distribuição regional, diversidade étnico-racial e de gênero.
Na avaliação dos projetos serão levados em conta os seguintes critérios: consistência teórica e metodológica; relevância acadêmica e impacto social; viabilidade de execução e criatividade.
6. Inscrições
O(a) candidato(a) deverá consultar previamente o texto integral do edital nas páginas:
ou solicitar cópia por:
- fax pelo número: 0xx11-3151-2333
- ou pelo e-mail: concursonegroeeducacao@acaoeducativa.org
Para a inscrição deverão ser apresentados, em disquete, e também em 3 (três) vias impressas os seguintes documentos:
- Formulário específico, devidamente preenchido e assinado.
- Projeto de Pesquisa registrando em um máximo de 20 páginas (espaço duplo) os objetivos, justificativa, discussão teórica, delineamento metodológico, bibliografia de referência utilizada. Deverão constar, ainda, do projeto seu cronograma de execução e o orçamento detalhado de despesas, que poderá incluir: a) pagamento de terceiros; b) aquisição de material de consumo; c) aquisição de material bibliográfico; d) gastos com deslocamentos; e) complementação salarial; f) despesas relativas a material permanente ou equipamentos.
- Resumo de no máximo uma página com até cinco palavras chave que identifiquem a temática da pesquisa.
- Curriculum vitae do/a candidato/a;
- Curriculum vitae do/a orientador/a proposto/a, com carta de aceitação das funções de orientação;
As inscrições estão abertas do dia 17 de março a 9 de maio de 2003. Os projetos deverão ser encaminhados exclusivamente por correio convencional expresso (do tipo Sedex) ao 3º Concurso Negro e Educação, aos cuidados de Ação Educativa (Rua General Jardim 660, CEP 01223-010, São Paulo SP), com data máxima de postagem de 9 de maio de 2003. A recepção dos projetos será confirmada mediante publicação de listagem nas páginas www.anped.org.br e www.acaoeducativa.org a partir do dia 19 de maio de 2003.
No dia 17 de julho de 2003, nas mesmas páginas da internet, serão divulgados os resultados da seleção.