Notícias
INSTITUCIONAL
Sinaes completa 19 anos
O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) completa 19 anos nesta sexta-feira, 14 de abril. Criado pela Lei nº 10.861, de 2004, o Sinaes segue as diretrizes definidas pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes), cabendo ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) a organização de todo o processo avaliativo.
O sistema tem o objetivo de avaliar a graduação, valorizando aspectos que ofertam melhoria na qualidade da educação superior e na formação acadêmica dos estudantes brasileiros. As avaliações realizadas no âmbito desse sistema aferem a qualidade das Instituições de Educação Superior, dos cursos de graduação e do desempenho dos estudantes.
A avaliação das instituições busca identificar o seu perfil e a qualidade da sua atuação, considerando suas atividades, cursos, programas, projetos e setores. No caso dos cursos de graduação, a avaliação tem como objetivo verificar as condições de ensino oferecidas, o perfil do corpo docente e a organização didático-pedagógica.
Já a avaliação do desempenho dos estudantes dos cursos de graduação, realizada por meio do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), tem a finalidade de avaliar o desempenho dos alunos em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências. O exame também oferece elementos para a construção de indicadores de qualidade dos cursos
“As avaliações possibilitam traçar um panorama da educação superior brasileira, oferecendo evidências à sociedade e aos gestores educacionais acerca da qualidade dos cursos de graduação e das instituições de educação superior. Os resultados também são utilizados como subsídios a inúmeras políticas públicas de regulação, supervisão, financiamento e indução da qualidade da educação superior brasileira”, destacou o diretor de Avaliação da Educação Superior do Inep, Ulysses Teixeira.
Aperfeiçoamentos – O Inep está desenvolvendo uma agenda de estudos e aprimoramentos para atuar em várias frentes de trabalho para aprimoramento dos processos e dos instrumentos avaliativos, a exemplo de: caracterizar em mais detalhes o sistema de educação superior, de modo a reconhecer as missões institucionais e as especificidades dos cursos; tornar o Enade comparável e estabelecer critérios mínimos de desempenho; aumentar o comprometimento dos estudantes no Enade; revisar os questionários do Enade; identificar quais resultados da avaliação servem às políticas regulatórias e de financiamento; desenvolver novos indicadores educacionais; aperfeiçoar os instrumentos de avaliação in loco; aprimorar a avaliação dos cursos de licenciaturas.
Encontros regionais – Ao longo do ano, o Inep realizará debates com associações representativas, coordenadores, gestores educacionais, estudantes e especialistas para discutir ações que envolvam os aperfeiçoamentos planejados e outros temas, como:
- Valorização dos resultados da autoavaliação institucional;
- Inclusão das atividades de extensão, de iniciação científica e de estágios supervisionados nos instrumentos avaliativos;
- Avaliação da eficiência dos sistemas de ensino;
- Acompanhamento dos egressos dos cursos de graduação;
- Disseminação do uso dos resultados das avaliações do Sinaes (Avaliação in Loco, Enade e Indicadores).
Assessoria de Comunicação Social do Inep