Notícias
Notícias
Sete décadas do Inep são contadas em documentário
Sete décadas do Inep são contadas em documentário
O vídeo História Oral do Inep tem por objetivo resgatar, preservar e divulgar a memória do instituto, pela voz de diretores e funcionários que testemunharam fatos e momentos relevantes do órgão e sua contribuição para a história da educação brasileira.
A produção do DVD levou um ano para ser concluída e foi conduzida por duas funcionárias do Inep: a técnica em assuntos educacionais Maria Joselita da Silva e a técnica em comunicação social Doracy Rodrigues Farias. Por meio de um extenso trabalho de pesquisa, em uma dedicação quase exclusiva, elas conseguiram reunir cerca de 20 horas de gravação de depoimentos, que foram editados em uma apresentação de uma hora. "É um trabalho extremamente rico, pois essas informações não estão registradas em documentos", explica Doracy. "Se não fosse o relato dos funcionários, parte da história acabaria dispersa e perdida", fundamenta.
O âncora do vídeo é o professor Jader de Medeiros Britto, ex-servidor, que desempenhou diversas funções no instituto, entre elas, a de editor da mais antiga revista científica de educação em circulação no país, a Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP). Jader é quem conduz os relatos que compõem o material. Para ele, a idéia de documentar a história de forma oral é muito boa. "Sempre defendi esse tipo de documentação. Mostrar a história pela palavra dos educadores, dos servidores. É um subsídio importante para pesquisadores da educação", ressalta Britto.
Lançamento — O DVD foi lançado em dezembro de 2006, no Rio de Janeiro, em um evento que homenageou os participantes do documentário que residem na capital fluminense. Muitos deles, inclusive, acompanharam a fundação do órgão, em 1937. Em Brasília, o vídeo será veiculado e distribuído entre os servidores nesta quarta-feira, 17, primeiro dia das comemorações dos 70 anos do Inep. A tiragem inicial é de mil DVDs.
Assessoria de Comunicação do MEC
Letícia Tancredi