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Servidora do Inep apresenta dados do Saeb em seminário
A relevância do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) nas estatísticas oficiais para subsidiar a elaboração e o monitoramento de políticas públicas educacionais foi tema da palestra ministrada pela chefe da Divisão de Análise Estatística e Amostragem, da Coordenação-Geral de Medidas da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Laene Ascenso Lustosa.
A servidora foi uma das palestrantes convidadas para participar do III Encontro de Mulheres na Estatística e Ciência de Dados (III EMECD), realizado na última semana, de 13 a 15 de junho, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). No evento, voltado para estudantes de estatística e ciência de dados dos cursos de graduação e pós-graduação, Laene compartilhou sua trajetória profissional, evidenciando os desafios enfrentados para se destacar em um cenário majoritariamente masculino da estatística, com o objetivo de inspirar meninas a ingressarem ou persistirem nesse campo de atuação.
“O evento foi uma ótima oportunidade para apresentar o Saeb, a necessidade da leitura contextualizada dos resultados e a importância de os dados serem gerados e tratados como estatísticas oficiais. Além disso, essa troca de vivências se mostrou uma boa ocasião para divulgação do trabalho realizado pelo Inep, promovendo-o como possível escolha para esses novos profissionais de estatística”, Laene Ascenso Lustosa, chefe da Divisão de Análise Estatística e Amostragem
Realização – A proposta do III EMECD é levantar o debate sobre a desigualdade de gênero na Estatística e em áreas afins, divulgando o trabalho realizado por profissionais da academia e do mercado a fim de motivar a participação de mulheres jovens nessas áreas do conhecimento.
O evento foi organizado pelo Departamento de Métodos Estatísticos (Universidade Federal do Rio de Janeiro), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ,), do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Matemática (INCTMat) e do Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IM-UFRJ).
Assessoria de Comunicação Social do Inep