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Seminário internacional reúne 26 países para discutir a formação
Evento acontece de 10 a 12 de julho, com a participação de ministros e educadores
Educadores e representantes de 26 países se reúnem, a partir de amanhã em Brasília, para discutir a formação de professores. Promovido pelo Ministério da Educação, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais (Inep), Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o seminário internacional Desempenho dos Professores na América Latina e Caribe: Novas Prioridades será realizado no auditório do Hotel Nacional.
O encontro tem como objetivo promover a cooperação e o intercâmbio de experiências na área de formação, carreira e desempenho docente entre os países da América Latina e do Caribe. Além de palestras, haverá apresentação de programas implementados nos países participantes. O evento conta também com o apoio do Banco Mundial (Bird) e do Programa de Promoção da Reforma Educacional na América Latina e no Caribe (Preal).
Foram convidados para o seminário os ministros de Educação dos países da região. Eles farão uma reunião específica no dia do encerramento do evento, na sexta-feira, 12. Também estarão presentes técnicos e dirigentes de organismos internacionais, e especialistas da área educacional.
Expansão Pesquisas revelam que, nas últimas duas décadas, o número de docentes em atuação nas séries iniciais do ensino fundamental do conjunto de países da América Latina e Caribe cresceu mais de 50%. Os últimos dados registraram cerca de 3,5 milhões de professores lecionando nas turmas de 1ª a 6ª séries da região.
O aumento do número de docentes é acompanhado pela discussão da formação desses profissionais. É consenso entre os educadores, que as reformas implementadas nos países latino-americanos visando à melhoria da Educação básica terão sustentação se existirem professores preparados e comprometidos com a aprendizagem do aluno.
Estudos produzidos na região, e que serão apresentados durante o seminário, reconhecem que a maior parte dos países latino-americanos está empenhada em aperfeiçoar a formação e capacitação docente, mas indicam também a ausência de incentivos capazes de fortalecer e profissionalizar o trabalho dos professores.
Países participantes Argentina, Bahamas, Barbados, Belize, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Equador, Guatemala, Guiana, Haiti, Honduras, Jamaica, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Suriname, Trinidad & Tobago, Uruguai e Venezuela.
Assessoria de Imprensa do Inep: telefones: 410-8023 / 8037 / 9563