Notícias
Educação superior
Seminário do Inep reunirá nomes internacionais em debate sobre a Avaliação da Educação Superior
Na próxima segunda e terça-feira, 30 e 31, alguns dos principais pesquisadores brasileiros e do exterior estarão reunidos no Seminário Internacional Avaliação da Educação Superior: características e perspectivas, em comemoração aos 80 anos de fundação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O evento científico será realizado no Royal Tulip Brasília Alvorada, em Brasília (DF), para mais de 500 convidados e contará ainda com transmissão online. Michael James, do Boston College; e Thomas Weko, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), serão os conferencistas. A conferência de abertura será da Secretária Executiva do Ministério da Educação, Maria Helena Guimarães. Além de conferências, apresentações, mesas redondas e sessões de pergunta, o Inep anunciará novidades na avaliação externa da Educação Superior brasileira.
Conferências – Na segunda-feira, 30, às 10h20, Michael James fará a primeira conferência do Seminário, com o tema “Contribuição dos Sistemas de Avaliação para a garantia e melhoria da Qualidade da Educação Superior”. Com mestrado e doutorado Filosofia da Educação e em Administração do Ensino Superior, pela Universidade de Indiana; e graduação em Teologia e Psicologia pela Universidade de Notre Dame, James acumula 30 anos de experiência em ensino, pesquisa, administração e consultoria internacional em educação e desenvolvimento. No Boston College, é orientador na área de Educação Superior Católica no Roche Center for Catholic Education.
Na terça-feira, 31, às 9h, Thomas Weko fará a segunda conferência, com o tema “Medidas de Qualidade no Ensino Superior: Qual o papel de avaliações de estudantes em países da OCDE?” Analista sênior na divisão de Aconselhamento e Implementação de Políticas Educativas do Diretório de Educação e Competências da OCDE, Weko atuou como Pesquisador Sênior de Ensino Superior no American Institutes for Research; como Diretor do Serviço de Planejamento de Políticas Educativas e Pesquisa do Departamento de Educação dos Estados Unidos; e ainda como Comissário Associado de Educação Pós-secundária para Adultos e Carreiras no Centro Nacional de Estatísticas de Educação (EUA). Weko é doutor pela Universidade de Minnesota e pesquisador do Brookings Institution.
Programação – O objetivo do seminário é proporcionar uma reflexão crítica sobre a Avaliação da Educação Superior em suas diferentes frentes: as avaliações in loco de Cursos de graduação e Instituições de Educação Superior (IES), o Exame Nacional de Avaliação de Desempenho de Estudantes (Enade) e os Indicadores de Qualidade da Educação Superior. A presença de pesquisadores e agentes da Educação Superior no debate é de extrema importância para apontar novas reflexões e caminhos, agregando mais valores e eficiência às atribuições do Inep e suas responsabilidades frente às tratativas que envolvem esse segmento educacional em nosso país.
Durante o Seminário, o Inep conduzirá a apresentação “Estrutura e procedimentos para a Avaliação Superior no Brasil: limites e novas possibilidades”. As mesas redondas vão abordar os seguintes temas: Evolução, benefícios e integração entre avaliação interna e externa; Participação do Inep em ações internacionais ARCU-SUL; RIACES e projetos de cooperação; Avaliação em larga escala na Educação Superior no Brasil: óticas contemporâneas e novos caminhos, e Perspectivas sobre os Indicadores de Qualidade da Educação Superior Brasileira.
O Seminário Internacional “Avaliação da Educação Superior: características e perspectivas” é uma realização do Inep, por meio da Diretoria de Avaliação da Educação Superior (Daes), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).
Clique aqui para acessar o hotsite do seminário
Assessoria de Comunicação Social