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Seminário debate resultados obtidos no Ideb 2019
Na oportunidade, Moreno ressaltou que entender a importância da abordagem e compreender o indicador são processos fundamentais. “No Brasil, o monitoramento das escolas e das redes de ensino é feito por meio do Ideb, que relaciona o desempenho dos estudantes em avaliações externas de larga escala com dados do fluxo escolar”, destacou.
Sobre o cálculo do Ideb, Moreno explicou que a fórmula é “simples”. Os resultados dos testes de língua portuguesa e matemática são padronizados em uma escala de 0 a 10. Após esses resultados, a média dessas duas notas é multiplicada pela média das taxas de aprovação das séries de cada etapa avaliada (anos iniciais do ensino fundamental, anos finais e ensino médio), que, em percentual, varia de 0 a 100.
De acordo com os resultados do Ideb 2019, os anos iniciais do ensino fundamental contam com 15 milhões de alunos e 109 mil escolas. A rede municipal tem uma participação de 67,6% (10,2 milhões de alunos) no total de matrículas e concentra 83,7% dos alunos da rede pública. Nessa etapa de ensino, 19,2% dos alunos frequentam escolas privadas.
Moreno destacou os resultados obtidos pelos estados nos anos iniciais. “São Paulo liderou o Ideb nos anos iniciais, atingindo a nota de 6,7. Alagoas está saindo das últimas posições e melhorando sua colocação no Ideb, ou seja, percebe-se que o estado está se esforçando para melhorar e bater a meta proposta”, ponderou.
Nos anos finais do ensino fundamental, são 11,9 milhões de alunos e 61,8 mil escolas. Com 4,9 milhões de alunos, a rede estadual tem uma participação de 41,6% no total de matrículas dos anos finais. Já no ensino médio, são 7,5 milhões de alunos e 28,8 mil escolas. A rede estadual tem uma participação de 83,9% no total de matrículas e concentra 95,9% dos alunos da rede pública.
Debate – Ao ser questionado sobre a retomada de crescimento do ensino médio, Moreno acredita que “não há um consenso, mas é possível apontar alguns fatores que acabam influenciando, como o crescimento do número de matrículas em tempo integral no ensino médio”. Rossieli Soares da Silva, secretário de Educação do Estado de São Paulo, lembrou outro fator considerado para a retomada. “Engajamento de forma geral, mas ter essa iniciativa dos próprios alunos é importante também. Todas as iniciativas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) vem para despertar e dar novas alternativas para os jovens”, completou.
Ideb – O índice foi criado em 2007 para monitorar o desempenho da educação no Brasil. Ele reúne, em um só indicador, os resultados de duas dimensões de qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação, obtidos no Censo Escolar, e dos resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
Assessoria de Comunicação Social do Inep