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Revista Em Aberto aborda Enem e Gaokao
Evento faz parte da programação em alusão aos 85 anos do Inep. Crédito: Reprodução/ Inep.
Produzir conhecimento científico e informações para o aprimoramento das políticas públicas educacionais, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico do Brasil. Com esse objetivo, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) promoveu, nesta segunda-feira, 18 de abril, o lançamento da edição n.º 112 da revista Em Aberto, mais um evento em alusão aos 85 anos do Instituto.
Durante a solenidade, foram apresentados quatro estudos que compõem esta edição do periódico, com o tema “Enem e Gaokao: repercussões no Ensino Médio e na Educação Superior”. O ministro da Educação, Victor Godoy, destacou que a publicação traz um material de qualidade, que contribui para ampliar a discussão na tomada de decisão pelos gestores educacionais. “Nessa perspectiva, convém destacar alguns projetos estratégicos que estamos à frente, como Enem Digital, modernização de gestão de itens e aprimoramento de exames”, ressaltou.
O ministro lembrou que o Ministério da Educação (MEC) instituiu um grupo de trabalho com o objetivo de discutir o novo Enem e que “nada mais oportuno do que discutir, durante o seminário, essas mudanças”. Defendeu, ainda, a tomada de decisões técnicas baseadas em evidências. Efetivado no cargo na manhã desta segunda-feira, o ministro Victor Godoy aproveitou a oportunidade e afirmou, em primeira mão, que Danilo Dupas segue à frente da presidência do Inep, dando continuidade aos trabalhos desempenhados pelo Instituto.
Assim como nas demais edições, a nova publicação da revista Em Aberto busca estimular e promover debates acerca de temas atuais e relevantes para a agenda educacional brasileira. “A edição 112 é publicada em um momento muito importante, quando gestores de políticas públicas e técnicos especialistas em nossos exames estão refletindo sobre o modelo do novo Enem”, destacou o presidente do Inep, Danilo Dupas. Em consonância às ideias do ministro da Educação, Dupas reafirmou a importância dos artigos publicados nesta edição “como fonte valiosa de consulta e reflexão para o processo de implementação do exame”.
O diretor de Estudos Educacionais do Inep, Luís Filipe Grochocki, mediou a apresentação dos trabalhos técnicos. Para Grochocki, o encontro propicia subsídios para um debate mais qualificado. “Neste ano serão publicados ainda outros dois números da revista Em Aberto. Nosso objetivo é criar projetos focados em cada exame do Inep e promover workshops, com especialistas selecionados, que ajudarão as equipes técnicas do Instituto a refletir sobre melhorias às avaliações do Inep”, concluiu Grochocki.
Também participaram do evento os quatro autores dos estudos apresentados: a professora da Universidade de Brasília (UnB) Wivian Weller; o professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano Rogério Justino; a pesquisadora do Inep Ester Macedo; e a pesquisadora da University College London (Inglaterra), a chinesa Ye Liu, por meio de videoconferência.
Enem e Gaokao – O que teriam em comum os dois exames? O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o National College Entrance Examination (Gaokao) são os dois maiores exames em larga escala realizados ao final do ensino médio para acesso à educação superior do mundo, aplicados no Brasil e na China, respectivamente. Durante o encontro, foram abordados estudos que dissertam sobre os exames.
Com o título “Acesso centralizado à educação superior: os exames Enem (Brasil) e Gaokao (China)”, o primeiro estudo apresenta uma reflexão sobre o ingresso à educação superior por meio de exames nacionais. O segundo artigo “Gaokao: vetor de mobilidade social ou guardião do elitismo?” mostra o resultado de 14 anos de pesquisa, dedicado a entender as mudanças ocorridas nas trajetórias de pessoas que, na primeira fase da pesquisa longitudinal, haviam sido classificadas como Gaokao-campeão, Gaokao-perdedor e Gaokao-medíocre.
O terceiro estudo, denominado “Exames nacionais de ingresso à educação superior: uma análise do Gaokao”, analisa a história do exame chinês, com atenção à forma, ao conteúdo e às críticas contemporâneas. Já o quarto artigo examina as diretrizes impostas pela Resolução n.º 3/2018, do Conselho Nacional de Educação (CNE), para o Enem, em termos dos marcos normativos do exame em sua versão original de 1998 e em sua reformulação de 2009.
Em Aberto – A revista Em Aberto completou 40 anos em 2021. A publicação do Inep é monotemática e quadrimestral. Seu objetivo é estimular e promover a discussão de questões atuais e relevantes para a educação brasileira, trazendo opiniões divergentes ou confrontos de pontos de vista. Cada número temático é de responsabilidade de um organizador e deve conter diversidade de textos, incluindo artigos com dados de pesquisa, outros referentes às questões teóricas suscitadas pelo tema e, ainda, artigos de revisão de literatura. O recebimento dos textos ocorre após a proposta de organização de número temático ser aprovada pelo Comitê Editorial. Propostas podem ser encaminhadas para o e-mail dired.emaberto@inep.gov.br.
Plataforma OJS – A revista Em Aberto fica hospedada na plataforma OJS, um sistema eletrônico de editoração de revista, em que são armazenados periódicos e publicações científicos. As edições podem ser acessadas diretamente da plataforma ou pelo portal do Inep, que tem link para o sistema.