Notícias
Notícias
ProLibras divulgará relação de candidatos na segunda quinzena
A relação dos candidatos aprovados na quinta edição do ProLibras (Exame Nacional para Certificação de Proficiência no uso e no ensino de Libras e para Certificação de Proficiência na tradução e interpretação de Libras/Português/Libras) será divulgada até o dia 24 de junho próximo, no site do exame (www.prolibras.ufsc.br/) ou na página da Coperve/UFSC (coperve.ufsc.br/). Os certificados comprovando a competência no uso de Libras serão emitidos, registrados e enviados pelo Correios até o dia 31 de julho.
Em sua quinta edição, o exame fortalece ainda mais a imagem brasileira de país pioneiro na realização de uma avaliação totalmente aplicada em linguagem de sinais. O ProLibras, realizado pelo Inep em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), certifica pessoas surdas ou ouvintes fluentes na Língua Brasileira de Sinais (Libras) e concluintes do ensino superior ou médio.
O exame
Com inscrições somente pela Internet, o ProLibras consiste em duas fases, sendo uma prova objetiva e, logo após, uma prova prática. Este ano, 6.943 pessoas, em 32 municípios brasileiros, se inscreveram para realizar a primeira etapa das provas. Das 20 questões propostas, os participantes deviam acertar no mínimo 12 questões. Os 1.779 candidatos que conseguiram a marca foram classificados para a prova prática, que ocorreu no dia 3 de maio.
Outra exigência para conseguir a certificação foi a entrega, no dia da prova prática, dos documentos solicitados no edital. A ausência pode implicar na desclassificação do candidato. Somente após cumprir todos os critérios detalhados no Edital do ProLibras 2011, o diploma de certificação será expedido pela UFSC. O documento comprova a competência no uso e no ensino da Libras ou na tradução e interpretação da mesma, sendo aceito por instituições de educação superior ou básica.
A Língua Brasileira de Sinais foi promulgada em 2002 como sendo um meio de comunicação objetivo para ser utilizado em todas as comunidades surdas do Brasil. Diferente dos idiomas mais conhecidos, que são orais e auditivos, a Libras é visual e gestual, ou seja, é pronunciada pelos movimentos do corpo e, cada vez mais, cresce a sua utilização em salas de aula, redes de televisão, cinemas e outros locais.
Assessoria de comunicação do Inep/MEC