Notícias
INSTITUCIONAL
Projetos estratégicos do Inep são apresentados ao Conselho Consultivo
No dia 25 de fevereiro, a alta gestão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apresentou ao Conselho Consultivo da Autarquia os projetos que compõem seu Planejamento Estratégico Institucional (PEI), bem como o andamento das ações em desenvolvimento, os resultados esperados e os prazos.
A primeira reunião extraordinária do conselho foi aberta pelo presidente do Inep, Danilo Dupas, que esclareceu aos conselheiros o Programa de Gestão do Instituto e informou-lhes que o PEI foi avaliado, de forma positiva, pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro. “Isso é algo inédito no Instituto, porque é a primeira vez que o Inep será conduzido com Planejamento Estratégico Institucional”. Dupas também lembrou que a alta gestão tem trabalhado com o olhar para o futuro, com transparência e focada em resultados para a sociedade. “É importante observar que estamos olhando para a frente, pensando em 2024. Isso é um marco, uma mudança de paradigma”, pontuou.
O encontro foi conduzido pelo chefe da Assessoria de Governança e Gestão Estratégica, Eduardo Carvalho Nepomuceno Alencar, responsável por apresentar os 16 projetos do planejamento estratégico, entre eles a reestruturação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e do Banco Nacional de Itens (BNI); a modernização dos processos de avaliação externa in loco das instituições da educação superior e cursos de graduação; a modernização do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade); o aprimoramento dos exames, avaliações e indicadores produzidos pelo Instituto, entre outros.
Alencar também destacou que as diretrizes da alta gestão são a transparência e o diálogo. “Toda a informação que nos levar à tomada de decisão, a gente vai compartilhar com a sociedade. O que estamos fazendo no Inep é implementar uma gestão ágil, baseada em projetos”, explicou.
Os próximos passos do Inep serão apresentar os projetos estratégicos para a Secretaria Executiva do Ministério da Educação (SE/MEC) e, em seguida, realizar o detalhamento das atividades dos projetos para a construção do Plano de Trabalho, que será apresentado ao Conselho Consultivo pelos diretores de cada área do Instituto na próxima reunião, agendada para 31 de março.
Programa de Gestão – Alencar ressaltou que o Programa de Gestão, que permite a possibilidade de trabalho remoto na Autarquia, será vinculado aos projetos estratégicos. Em março, as diretorias irão detalhar as atividades dos projetos, os quais resultarão em planos de trabalho para o Programa de Gestão, que entrará em operação em abril, juntamente com o controle de frequência.
PEI – O Planejamento Estratégico Institucional do Inep apresenta conteúdos relacionados à cadeia de valor do Instituto, aos referenciais estratégicos (missão, visão e valores), ao mapa estratégico, ao conjunto de objetivo estratégico, ao painel de indicadores e às metas estabelecidas para monitoramento e avaliação, além do portfólio desses projetos estratégicos.
O foco principal da missão do Instituto se atrela à produção de conhecimento científico e informações oficiais para o aprimoramento das políticas públicas educacionais, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico do Brasil.
Conselho Consultivo – O conselho é formado por nove membros, com quatro membros natos — o presidente do Inep, que o preside; o presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE); o presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed); e o presidente da União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Compõem o conselho outros cinco membros designados, representantes da sociedade civil escolhidos entre profissionais de notório saber, e seus suplentes.
As reuniões do conselho ocorrem de forma ordinária, uma vez por semestre, ou quando convocadas, extraordinariamente, pelo presidente ou mediante requerimento aprovado por mais da metade de seus membros.
Assessoria de Comunicação Social do Inep