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Primeiro dia do Seminário Internacional Estatísticas Educacionais e Avaliação da Educação Básica discutiu questionários e aprimoramentos no Saeb
O Seminário Internacional – Estatísticas Educacionais e Avaliação da Educação Básica teve a programação do primeiro dia encerrada na tarde desta quinta-feira, 28 de junho, após o anúncio e debate sobre os aprimoramentos para a edição 2019 do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Nesta sexta-feira, 29, a programação inclui debates sobre “A composição de indicadores internacionais comparados a partir de diferentes fontes de informação” e “A divulgação de microdados públicos e a preservação do sigilo estatístico".
Seminário foi aberto na manhã desta quinta-feira pelo Ministro da Educação Rossieli Soares e pela presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Inês Fini, que destacou a importância das mudanças no Saeb. Também participaram da abertura a diretora de Avaliação da Educação Básica do Inep, Luana Bergmann Soares; o diretor de Estatísticas Educacionais, Carlos Eduardo Moreno Sampaio; o representante do Programa das Nações Unidos para o Desenvolvimento (Pnud) no Brasil, Niky Fabiancic; Cecília Amendola Motta, presidente do Conselho de Secretários da Educação (Consed); e Aléssio Costa Lima, presidente da União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
"O trabalho realizado pelo Inep leva a acreditar que a educação está no caminho certo. Estamos alcançando melhorias em âmbito nacional e internacional. O Inep tem todo o apoio do Pnud", afirmou Niky Fabiancic. O Pnud é o parceiro do Inep na realização do evento, que ocorre nesta quinta e sexta-feira, 28 e 29 de junho, no Centro de Convenções Brasil 21. O evento reúne pesquisadores do Brasil e do exterior em uma reflexão sobre a produção de estatísticas oficiais da educação e na avaliação dos sistemas de ensino, em especial na educação básica.
Programação – Jonas Bertling, diretor do Projeto Pisa Questionários 2021, para o Programme for International Student Assessment, e vice-diretor de Desenvolvimento de Item para o National Assessment of Educational Progress (Naep) abriu a programação científica do Seminário Internacional - Estatísticas Educacionais e Avaliação da Educação Básica nesta quinta-feira, 28 de junho. Bertling proferiu a conferência "Questionários: possibilidades e limites para produção de estatísticas e de fatores associados à qualidade educacional" aos presentes e ao público da transmissão ao vivo. O conferencista lidera um time de pesquisadores que estuda características socioemocionais e oportunidades de aprendizagem para o Naep e Pisa, no âmbito do Serviço de Testes Educacionais (ETS), tendo produzido algumas das mais importantes inovações para a agenda dos exames de larga-escala, como a nova formatação de itens e matrizes. Pesquisador-associado no Departamento de Psicologia da Universidade de München (Alemanha) e professor de métodos quantitativos de pesquisa.
Na parte da tarde, a diretora de Avaliação da Educação Básica do Inep, Luana Bergmann Soares, e uma equipe de pesquisadores do Inep, apresentaram os aprimoramento no Sistema de Avaliação da Educação Básica, que serão implantamos já na edição de 2019. Na sequência, a presidente Maria Inês Fini mediou a Mesa Redonda “Comentários e sugestões em relação aos aprimoramentos propostos para o Saeb 2019", com representantes do Conselho Nacional de Educação (CNE), Consed, Undime e da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (Abave).
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Assessoria de Comunicação Social