Notícias
INSTITUCIONAL
Presidente do Inep participa de jornada educacional
Alexandre Lopes, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), abriu a discussão ressaltando que, mesmo diante do cenário provocado pela pandemia, o instituto garantiu a operacionalidade das avaliações. “Estamos avançando na implementação dos modelos de avaliações externas que o Inep tem proposto. No Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, que acontecerá em janeiro de 2021, iremos implementar o Enem Digital”, ressaltou.
A discussão em andamento com o Ministério da Educação (MEC), o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e o Conselho Nacional de Educação (CNE) para a implementação do Enem em consonância com o novo ensino médio foi avaliada por Lopes como um grande desafio para os próximos anos. “Nosso trabalho será avaliar os itinerários formativos, usando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como parâmetro. Precisamos agregar as universidades nessa discussão”, ponderou.
Sobre o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), o ano de 2021 terá a última aplicação com a matriz antiga. “Paralelamente, no próximo ano, vamos agregar também o Novo Saeb e começaremos a avaliação pela 1ª série do ensino médio”, completou. Lopes sugeriu, ainda, um estudo para avaliar o impacto da pandemia nas redes de ensino no país, com a colaboração dos estados e municípios.
Rossieli Soares, secretário de Educação do Estado de São Paulo, defendeu um novo modelo de avaliação. “O esforço é liderado pelo Inep, mas o trabalho é de todos. Caberá também aos estados contribuírem com pessoas para essa transformação. O processo de formação agora será fundamental”, destacou.
José Francisco Soares, professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais, lembrou a importância do uso social dos resultados das avaliações. “A escola precisa ter exemplos de produtos de estudantes para calibrar o que ela vai receber. Para isso, é necessário apoio. A devolutiva dessas avaliações consiste em dizer como foi o trajeto do estudante até o resultado”, afirmou.
Para finalizar, Maria Helena Guimarães de Castro, presidente da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (Abave), moderadora do painel, ressaltou que o debate merece ser aprofundado. “Nessas mudanças, proponho atrelar a inovação com a avaliação. Concentrar um grupo qualificado para fazer essas inovações”, concluiu.
Jornada Bett Educar – A jornada acontece até esta quinta-feira, 24 de setembro, com palestras gratuitas sobre temas como gestão, políticas públicas, formação de professores, ensino remoto – uma oportunidade para educadoras e educadores de todo o país.
Assessoria de Comunicação Social do Inep