Notícias
Notícias
Presidente do Inep apresenta ações do instituto no Fórum Hemisférico
O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Eliezer Pacheco, apresentou hoje (15), na II Reunião do Fórum Hemisférico Educacional, os objetivos e a estrutura do Instituto. No painel "Como contribuir para a Definição, Monitoramento e Implementação das Políticas Educacionais", Pacheco ressaltou a importância da autarquia como órgão de gestão pública, cujos objetivos são abastecer, com dados e informações precisas, as políticas públicas na área educacional, tanto nos níveis federal, como estadual e municipal. "O Inep disponibiliza uma série de informações importantes, coletadas pelo Censo Escolar, pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que contribuem para a melhoria da qualidade da educação, ao instrumentalizar os gestores para a definição das políticas públicas em educação", explicou o presidente.
Pacheco destacou o papel do Censo Escolar. Anualmente, o Censo coleta dados sobre toda a estrutura da educação básica do País, que servem para definir políticas públicas como merenda e transporte escolar, bolsas de estudo etc. O presidente lembrou ainda que, a partir do próximo ano, a coleta do Censo passará a ser feita em tempo real, disponibilizando informações ainda mais precisas sobre os mais de 55 milhões de alunos da educação básica brasileira. No encerramento do painel, falou sobre o Fundo da Educação Básica (Fundeb), cuja proposta de emenda constitucional foi enviada ontem, dia 14, ao Congresso Nacional e que vai beneficiar cerca de 47 milhões de alunos. "Se aprovado, o Fundeb marcará a história da Educação no Brasil", afirmou.
Na mesma mesa, falaram Alice Abreu, diretora da Organização dos Estados Americanos (OEA), Michael Bruneforth, especialista canadense, e Juan Carlos Navarro, representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Amanhã, a reunião será iniciada, na parte da manhã, com o seminário "Transparência na Divulgação da Informação Educacional: Práticas Hemisféricas". O Fórum Hemisférico integra as atividades preparatórias para a Cúpula das Américas, que será realizada na Argentina, em novembro. É organizado pelo MEC e financiado pela Comissão Interamericana da OEA, México e Brasil. Conta com a participação de técnicos dos sistemas de avaliação e de informação dos 34 países-membros da OEA, de autoridades nacionais e internacionais, representantes dos principais organismos e agências internacionais ligadas à educação.
Clique aqui para ver a programação.
Assessoria de Imprensa do Inep: (61) 2104-8023 / 8037 / 9563