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Prêmio Inep de Jornalismo
Prêmio Inep de Jornalismo – Avaliações e Estatísticas Educacionais anunciará vencedores nesta quarta-feira
Os vencedores do Prêmio Inep de Jornalismo – Avaliações e Estatísticas Educacionais serão revelados nesta quarta-feira, 20, às 19h30, em cerimônia para convidados na sede do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em Brasília (DF). A premiação será conduzida pela jornalista Giuliana Morrone. Em sua primeira edição, o Prêmio Inep de Jornalismo teve 130 trabalhos inscritos, de 92 jornalistas diferentes. Foram 72 na categoria Avaliação da Educação Básica; 17 na categoria Avaliação da Educação Superior e 41 na categoria Estatísticas Educacionais.
O Prêmio, lançado nas comemorações de 80 anos de fundação do Instituto, é um reconhecimento à contribuição da imprensa brasileira para o entendimento das avaliações e estatísticas, que pautam o monitoramento e desenvolvimento das políticas públicas de educação. O objetivo do Inep é estimular e prestigiar trabalhos jornalísticos sobre educação, em especial aqueles que abordem os temas das avaliações e estatísticas educacionais, duas áreas de atuação da autarquia do Ministério da Educação (MEC).
O Prêmio Inep de Jornalismo – Avaliações e Estatísticas Educacionais vai premiar os três melhores trabalhos de três categorias: Avaliações da Educação Básica, Avaliações da Educação Superior e Estatísticas Educacionais. A premiação em dinheiro soma R$ 135 mil e é um oferecimento da Organização dos Estados Iberoamericanos para Educação, a Ciência e a Cultura (OEI). Os vencedores também vão receber troféus e certificados.
Juri – A Comissão Julgadora foi formada por sete membros: dois especialistas em Avaliações da Educação Básica, dois especialistas em Avaliações da Educação Superior, dois especialistas em Estatísticas Educacionais; todos do Inep; além de um especialista em Jornalismo Educacional, representando a Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca). A Comissão avaliou os trabalhos conforme critérios que valorizem a atividade jornalística: atualidade e pertinência do tema, originalidade no tratamento do tema, atratividade na apresentação da informação, coerência no uso dos dados, clareza na apresentação dos fatos.
Assessoria de Comunicação Social