Notícias
Notícias
Pesquisa avalia educação infantil no Brasil
Uma comitiva com representantes da Organização das Nações Unidas para a Ciência, Educação e Cultura (Unesco) e Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) visitou, hoje, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). O grupo de especialistas veio debater os dados preliminares de um estudo que está sendo realizado sobre a educação infantil em quatro países: Brasil, Cazaquistão, Quênia e Indonésia.
A pesquisa tem o objetivo de avaliar e comparar a situação dessa etapa educacional nos quatro países e vai levantar aspectos como acesso, participação e eqüidade, além de recursos humanos, pedagógicos, físicos e financeiros das políticas e serviços. As nações participantes apresentaram interesse junto a estes organismos para que tivessem seus sistemas avaliados.
No Brasil, a amostra foi levantada a partir da realidade dos municípios de Benevides (PA), Recife (PE), Sobral (CE), Blumenau (SC), São Gonçalo (RJ), Rio de Janeiro (RJ), Valparaíso (GO) e São Carlos (SP). Essas cidades foram selecionadas pelo grau de diversidade no atendimento em creches e pré-escolas.
Iniciada no ano passado, a pesquisa foi dividia em três fases: levantamento dos indicadores sobre a Educação no Brasil - com ênfase na educação infantil -, aplicação de questionários a agentes envolvidos nesse nível de ensino e observação direta nos municípios. Os resultados finais serão apreciados pelos especialistas da Unesco e da OCDE e divulgados ainda este mês.
Para Linda Goulart, diretora de Tratamento e Disseminação de Informações do Inep, este estudo oferecerá um entendimento mais aprofundado sobre a realidade da educação infantil no Brasil. Segundo ela, a expansão dessa etapa do ensino é uma forma de melhorar a qualidade da Educação. "Estudos recentes mostram que alunos egressos da educação infantil apresentam um melhor desempenho quando entram no ensino fundamental".
Na visita ao Inep, a comitiva assistiu a uma palestra sobre as ações do Instituto e a uma exposição sobre os mais recentes indicadores educacionais do País. Amanhã, inicia uma série de visitas aos municípios pesquisados. Os observadores vão primeiro a Pernambuco, depois, seguirão para o Ceará, Santa Catarina e Rio de Janeiro.
Assessoria de Imprensa do Inep: (61) 2104-8023 / 8037 / 9563