Notícias
Notícias
Nova estrutura administrativa pretende otimizar trabalho do Inep
Com o objetivo de otimizar seu trabalho, o Inep acaba de implantar sua nova estrutura. Seis diretorias compõem o órgão e suas atribuições estão divididas segundo as do próprio Inep: avaliação e estatísticas.
A Diretoria de Estatísticas Educacionais, dirigida por Maria Inês Pestana, é encarregada das estatísticas em todas as etapas e modalidades de ensino, da creche à educação superior. Seus instrumentos são o Censo Escolar da Educação Básica e o Censo da Educação Superior. A Diretoria também tem como missão definir e propor parâmetros, critérios e mecanismos para a coleta de dados e informações, bem como promover a coleta de dados da educação básica e superior, em articulação com os sistemas e redes de ensino e IES.
À Diretoria de Avaliação de Educação Superior (DAES) cabe, entre outras funções, a realização do Enade – Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes e as avaliações in loco de cursos e de instituições. Segundo a diretora Iguatemy Maria de Lucena Martins, o fundamental é "consolidar a cultura de avaliação no âmbito da graduação".
A Diretoria de Avaliação da Educação Básica (DAEB), sob o comando do diretor Amaury Patrick Gremaud, é responsável por todas as avaliações da Educação Básica: Enem, Prova Brasil, Saeb, Provinha Brasil, Encceja e Pisa. "A reunião dessas avaliações possibilitará que elas ‘conversem' entre si", afirma Gremaud.
Sob o comando de Fabiana de Felício, a Diretoria de Estudos Educacionais (DIRED) foi criada com o Decreto nº 6.317, de 20 de dezembro de 2007, e tem entre suas finalidades promover e coordenar a realização de estudos e pesquisas relacionados à Educação, tanto no interesse do Inep quanto do Ministério da Educação (MEC). Além disso, a nova Diretoria realiza estudos educacionais comparados, em articulação com organismos internacionais.
Para auxiliar as demais diretorias em suas atribuições, a Diretoria de Tecnologia e Disseminação de Informações Educacionais, DTDIE, organiza e sistematiza dados e informações relacionados a áreas responsáveis pelos processos de coleta, de estudo e de avaliação educacional, entre outros. O diretor da DTDIE, Gérson da Silva Barrey, afirma que o setor passou de "cliente" de tecnologia para provedor. "A mudança deu foco à DTDIE, que deixou de ser uma diretoria ‘fim' para ser uma diretoria ‘meio'. Vamos fazer frente aos desafios tecnológicos do Inep, alinhados com a política de Tecnologia do MEC", completa.
A Diretoria de Gestão e Planejamento (DGP), dirigida por Cláudio Salles, é a responsável pela coordenação, supervisão e acompanhamento das atividades de prestação e tomada de contas dos recursos do INEP, além da administração de pessoal.
Assessoria de Imprensa do Inep