Notícias
Notícias
IPFES funcionarão como observador do Enem 2011
Nesta quinta e sexta-feira, representantes das 68 Instituições Públicas Federais de Ensino Superior (IPFES) que aderiram à formação da Rede Nacional de IPFES participaram de capacitação realizada na sede do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Criada para atuar no dia da aplicação dos Exames e Avaliações da Educação Básica, a Rede começa a funcionar na aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio, Enem 2011, nos próximos dias 22 e 23 de outubro.
Ao trazer as IPFES para observar a aplicação das provas, o Inep começa a atender uma reivindicação das instituições de ensino superior. Neste primeiro momento, adesão foi de 68 das 92 instituições públicas. Inicialmente, a Rede Nacional traz as IPFES para acompanhar a aplicação do Enem 2011, observando o processo, sempre visando o aprimoramento do Exame.
Cada IPFES indicará um coordenador-geral, que deverá ser nomeado pelo dirigente máximo da instituição. Os coordenadores alimentam a rede incluindo supervisores, por eles indicados e homologados pelo dirigente da instituição, sendo um para cada campus da IPFES. Os supervisores indicam os agentes, em quantidade correspondente ao número de municípios de atuação da IPFES.
Nesta sexta-feira (23), o INEP apresentou o modelo virtual, debatido e acordado entre os presentes. Uma das facilidades do modelo é a inclusão dos dados dos indicados por meio da informação inicial do CPF. De volta às instituições, os representantes iniciam a capacitação dos supervisores e dos agentes, bem como a inclusão de seus nomes no sistema da Rede Nacional de IPFES.
Assessoria de Imprensa Inep/MEC