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Inscrições para seleção de consultores terminam em 15/8
Na próxima segunda-feira, 15 de agosto, encerram-se as inscrições de dois processos seletivos para a contratação de consultores. As vagas são para a realização de estudos que subsidiem o aperfeiçoamento da estrutura epistemológica do banco de itens não cognitivos e de diretrizes metodológicas para educação básica. Os interessados devem se inscrever, exclusivamente, por meio de formulários disponíveis no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Para se inscrever, os profissionais devem ter mestrado em Ciências Humanas ou Ciências Sociais Aplicadas, além de experiência mínima de três anos em pesquisas ou desenvolvimento de instrumentos de avaliação ou exame em larga escala, conforme especificado nos editais das seleções.
O Edital n.º 2022-006 visa contratar dois consultores técnicos em banco de itens não cognitivos e em diretrizes metodológicas para estudos contextuais nos exames da educação básica. A seleção busca profissionais nos seguintes perfis específicos: análise epistemológica de banco de itens não cognitivos e levantamento de boas práticas em estudo de fatores de contexto.
O objetivo da contratação é a obtenção de dados não cognitivos e fatores contextuais para avaliação de políticas públicas de educação de jovens e adultos (EJA), políticas educacionais voltadas às pessoas privadas de liberdade e as de acesso e permanência para a educação superior.
Já o Edital n.º 2022-007 tem o objetivo de contratar três consultores em variáveis não cognitivas e fatores de contexto dos exames da educação básica, considerando três perfis de atuação: políticas públicas educacionais de acesso e permanência para a educação superior; políticas públicas educacionais destinadas a pessoas privadas de liberdade, por meio de aplicação de exames nacionais em larga escala; e políticas públicas de EJA, incluindo os brasileiros residentes no exterior.
Os consultores selecionados realizarão estudos que subsidiem a proposição de matrizes de referência para os instrumentos não cognitivos dos exames da educação básica. O objetivo é a obtenção de dados não cognitivos e contextuais para avaliação de políticas públicas de acesso e permanência para a educação superior, relacionadas à EJA e as destinadas às pessoas privadas de liberdade.
Os docentes selecionados trabalharão de forma remota, com reuniões por videoconferência, e, quando necessário, poderão realizar atividades de consulta às bases de dados protegidos e participar de reuniões presenciais em Brasília (DF), na sede do Inep.