Notícias
INSTITUCIONAL
Inscrição para comissão de assessoramento é até 15/5
Os interessados em participar da chamada pública para compor a Comissão de Assessoramento em Amostragem, referente ao Edital n.º 30/2022, podem se inscrever até este domingo, 15 de maio, por meio de formulário específico disponível no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Ao todo, serão selecionados nove profissionais, podendo haver cadastro reserva caso haja vacância de uma das vagas.
A fase de seleção e convocação dos especialistas em amostragem será realizada pelo Inep no período de 16 a 20 de maio. A publicação dos resultados será no dia 24 e a nomeação dos selecionados, no dia 31 do mesmo mês.
Para participar da seleção, o profissional deve pertencer ao quadro de agentes públicos vinculados ao Ministério da Educação (MEC) ou a suas entidades vinculadas, além de ter formação acadêmica, com especialização, mestrado ou doutorado em estatística, amostragem ou áreas afins. Também é necessário ter experiência acadêmica, profissional ou científica (publicações) vinculada à docência na educação básica ou superior ou à pesquisa no âmbito do ensino básico e superior. A comprovação do exercício da atividade em amostragem será válida mediante consulta à Plataforma Lattes ou currículo equivalente e atestado de capacidade técnica.
No momento da inscrição, o candidato deverá anexar os documentos comprobatórios e atestado de capacidade técnica, além de assinar e anexar o Termo de Conhecimento, Compromisso e Sigilo, conforme anexo do edital. Os interessados deverão ter experiência teórica e prática em amostragem complexa e serão responsáveis por auxiliar na tomada de decisão em relação aos processos amostrais desenvolvidos pela Diretoria de Avaliação da Educação Básica (Daeb) do Inep, bem como capacitar servidores para tratar de amostragem no âmbito do Instituto.
Além disso, o profissional selecionado deve apoiar, subsidiar, assessorar e deliberar nas distintas fases de concepção, preparação, cálculo de amostra e análise de dados complexos das avaliações e pré-testes realizados pelo Inep; contribuir para a formação e a capacitação de servidores do Instituto; emitir pareceres técnicos e realizar estudos e pesquisas correlatos com a pauta.
Remuneração – As atividades serão remuneradas por meio do Auxílio de Avaliação Educacional (AAE). Será pago o valor de R$ 2.000,00 por produto de estudo, análise estatística, parecer ou relatório científico de avaliação elaborado, desde que aprovado pela Daeb. Além disso, o profissional receberá o valor de R$ 400 por dia de participação em sessão da Comissão de Assessoramento em Amostragem, comprovado por ata de reunião ou lista de presença.